Sete policiais militares do Espírito Santo concluíram, na quinta-feira (11/11), o 1º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH-Tático) para profissionais de segurança pública, nível básico, oferecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília (DF). O objetivo é capacitar os integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) para executarem manobras e procedimentos emergenciais necessários à minimização de trauma, visando ao socorro próprio ou de outro agente vitimado durante ação operacional.
Os agentes capixabas poderão atuar, em suas corporações, como multiplicadores das boas práticas e do conhecimento adquirido durante a capacitação, entre eles médicos e enfermeiros. O curso foi ministrado por especialistas no atendimento pré-hospitalar tático do País, que atuam na salvaguarda da vida de profissionais vitimados quando no exercício da função ou em razão dela.
A primeira edição do curso, que começou na última terça-feira (09/11), contou, ainda, com a participação de profissionais do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, além de policiais federais, da Força Nacional de Segurança Pública e de representantes da Secretaria de Operações Integradas.
Outras quatro edições serão realizadas para subsidiar na construção de documentos complementares referentes ao nível básico APH-Tático para estabelecimento de diretrizes às instituições de segurança pública, visando à uniformização de atendimento, contribuindo com a redução da mortalidade policial no Brasil.
Cursos de APH-Tático – Nível Básico
Os cursos de APH-Tático – Nível Básico, que serão realizados em cinco edições neste ano, pela Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública em parceria com a Senasp, têm o intuito de validar o conteúdo produzido por especialistas da Câmara Técnica que desenvolve o projeto no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A iniciativa será promovida como projeto-piloto e foca em treinamentos em locais que inviabilizem o atendimento por profissionais de saúde em tempo hábil, podendo ser exercido até a chegada das equipes especializadas de emergências em saúde e para o emprego de imediata ação até o suporte médico-hospitalar adequado.
As capacitações serão realizadas em Brasília (DF) e irão subsidiar a construção de documentos complementares referentes ao nível básico APH-Tático para estabelecimento de diretrizes às instituições de segurança pública, visando à uniformização de atendimento, contribuindo com a redução da mortalidade policial no país.