As iniciativas tomadas pelo governador Renato Casagrande (PSB), ainda em seu primeiro mandato (2011/2014), por meio da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), levaram a capital do Espírito Santo, Vitória, a ser, pela primeira vez, premiada nacionalmente como cidade destaque no evento “Casos de Sucesso em Saneamento Básico – Municípios e Agências Reguladoras 2019”, realizado pelo Instituto Trata Brasil.
A premiação é concedida aos municípios que dão exemplos positivos de gestão de serviços de saneamento básico, água e esgoto, e os resultados positivos na qualidade de vida das pessoas. O abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto são feitos pela Cesan, que atende mais de 2,4 milhões de pessoas, em 53 municípios capixabas.
Para o diretor-presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis, o Cael, o reconhecimento é a soma do comprometimento dos empregados da Companhia, da confiança das pessoas na Cesan, de uma governança corporativa arrojada e de investimentos robustos.
“A história da Cesan precisa ser olhada com muito respeito, é uma empresa às vésperas de completar 54 anos, contudo, o Novo Marco Regulatório do Saneamento traz um novo cenário para o setor. Nos antecipamos, planejamos, executamos e os resultados estão chegando. Temos muito ainda a fazer e estamos prontos para transformar a realidade do saneamento no Estado. Esse prêmio para Vitória é o ponto de partida, o nosso compromisso com o Governo do Estado é fazer do Espírito Santo referência em saneamento”, enfatizou Cael.
“Em 2019, revisitamos o planejamento da Cesan, fizemos todas as adequações necessárias e estamos colhendo os resultados. Os investimentos para este ano e para o próximo estão garantidos, o objetivo é que, para além da nossa Capital, as demais cidades capixabas também sejam exemplo para o País. Vitória é motivo de orgulho para todos nós!”, acrescentou Cael.
Os dados que registram a série histórica são extraídos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), plataforma de indicadores do Ministério de Desenvolvimento Regional e apontam que o abastecimento de água chega a 94,2% da população, a coleta de esgoto atende a 81,3% dos habitantes e que 74,7% do volume do esgoto é tratado, ano de referência 2019. Em 2020, a atuação e os investimentos realizados em saneamento pela Cesan, elevaram Vitória em 22 posições no Ranking do Saneamento 2020, saindo da 59ª para a 37ª posição.
O presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis, o Cael, aponta os principais esforços como fatores mais importantes na gestão do saneamento no Espírito Santo e que fizeram com que se a empresa chegasse a esta posição importante:
“Desde 2012, no segundo ano do primeiro mandato do governador Renato Casagrande, o Governo do Espírito Santo, acionista majoritário da Companhia, definiu o saneamento como pauta prioritária, o que contribuiu para alavancar o volume de investimentos realizados no estado. Em 2019, já no início do segundo mandato do governador Casagrande, revisitamos os processos para modernizar a governança corporativa e garantir mais agilidade no atendimento e resposta às demandas externas, incrementamos os mecanismos de controle e riscos, e investimos em tecnologia, equipamentos e no aprimoramento profissional dos empregados. Estreitamos o relacionamento com as comunidades e fortalecemos nossa participação nos comitês de bacias, o que gerou um impacto positivo nas rotinas para licenciamento social. Esse conjunto de ações posicionou Vitória à frente das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e do Novo Marco Regulatório do Saneamento”.