O Destacamento de Polícia Militar Ambiental Náutico do Espírito Santo já está funcionando. Inaugurado na última quinta-feira (23/09), está instalado na Ilha do Frade, em Vitória. A unidade vai aumentar a capacidade do Batalhão da Polícia Ambiental em fiscalizar e reprimir a pesca predatória na Baía de Vitória.
O local foi cedido através de um convênio firmado entre o Iate Clube, Associação de Moradores do Bairro Ilha do Frade e a Polícia Militar. A parceria visa à utilização do espaço físico do Iate Clube para abrigar a embarcação da equipe náutica do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, permitindo o aumento da presença ostensiva da PM em toda a Baía de Vitória.
Áreas como a Baía das Tartarugas, a Estação Ecológica do Lameirão, o Estuário dos Rios Santa Maria da Vitória e o Jucu são pontos muito demandados pela população para fiscalização, haja vista o uso de redes de arte fixa que leva a mortandade de espécies marinhas. Portanto, é necessária a atuação e fiscalização do BPMA nessas áreas de preservação do ecossistema marinho.
A atuação da Polícia Militar Ambiental se dará também através de ações de educação ambiental para conscientização e prevenção em relação ao lançamento de lixo, especialmente plástico no ambiente marinho e realização de churrascos em praia. Esse trabalho será realizado através do Programa Educacional de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis (Proefas).
O comandante do BPMA, tenente-coronel Cosme Carlos da Silva, se emocionou ao dizer que o Destacamento Náutico é a realização de um sonho de anos. “É preciso sonhar e guardar o sonho no coração. Hoje é um dia muito especial, fruto do apoio irrestrito do comando-geral, na pessoa do coronel Douglas Caus e do comandante do CPOE, coronel Pimenta – comandante de Polícia Ostensiva Especializado (CPO-E), coronel Carlos Ney de Souza Pimenta. Com o destacamento, vamos alcançar um grande e significativo avanço na proteção e preservação do meio ambiente da Baía de Vitória”, destacou.
O comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, elogiou o projeto, em parceria com a comunidade, e os esforços do comandante do BPMA para que tudo fosse concretizado. “Continue sonhando que nós estaremos lá para ver se esse sonho é possível e, assim, torná-lo real”, afirmou.
(Com informações também do Portal da PMES)