O 181º aniversário da Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo foi celebrado na noite de segunda-feira (20/09), com a entrega da Comenda de Mérito Maurício de Oliveira. A sessão solene, proposta pelo deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL), aconteceu no Plenário Dirceu Cardoso.
Atualmente chamada de Corpo Musical da Polícia Militar do Espírito Santo, a banda foi criada em 13 de setembro de 1840. Na época, conforme destacou o chefe do Estado-Maior Geral da PM, coronel Antônio Marcos de Souza Reis, ela “não era nem formada por militares e sim por civis fardados”. Apenas em 13 de julho de 1892, foi institucionalizada e reconhecida como parte da corporação”.
Missão
Terceira mais antiga do Brasil, a Banda de Música da PMES foi reconhecida e tombada como patrimônio cultural do Espírito Santo em 7 de abril de 2004. O deputado Quintino ressaltou a importância do corpo musical para a cultura do Estado. “A Banda de Música gera a aproximação entre a comunidade e a Polícia Militar. Agrega cultura e desperta musicalidade”, declarou.
Além de atividades tipicamente militares, o conjunto realiza concertos sinfônicos em teatros, praças públicas, desfiles cívicos e shows. Regida pelo tenente-coronel Wesley Eudes Rodrigues, a banda também investe em ações proativas junto a crianças, adolescentes e jovens da Grande Vitória, com a realização de projetos que reforçam a inclusão e a humanização da imagem da Polícia Militar.
Banda Júnior
Criado em 1998, o projeto da Banda Júnior atende a 300 alunos da rede pública de ensino da Grande Vitória. Seu corpo de professores é composto apenas por membros do corpo musical.
Além de oferecer aulas de teoria musical, expressão rítmica, canto coral, técnica instrumental, prática de banda e ordem unida, são realizadas ações e palestras que abordam temas como saúde, drogas, estudo e cidadania. Mais de 5 mil adolescentes já passaram pela Banda Júnior.
Comenda Maurício de Oliveira
A Comenda Maurício de Oliveira foi criada pela Lei Estadual 10.461/2015. O violinista, que foi patrono da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), é considerado um dos expoentes da música capixaba.
O tenente-coronel Wesley Eudes Rodrigues destacou a honra e o significado em receber a comenda. “Eu convivi com o Maurício de Oliveira tocando na Escola Técnica. Maurício foi um ícone deste estado e também um amigo”, afirmou.
Homenageados com a Comenda Maurício de Oliveira
- Tenente-Coronel Wesley Eudes Rodrigues
- 2º Tenente Marco Aurélio de Oliveira
- 1º Tenente Selmo Márcio Cattabriga
- Tenente Marcos Pereira de Oliveira
- 2º Tenente Florisval Mendonça de Andrade
- 2º Tenente Gláucia Lourenço da Silva Castilhos
- 2º Tenente Francisco Farias Carvalho
- 2º Tenente Fredmam Martins Fernandes
- 2º Tenente Rôner Peixoto Pinto
- Subtenente Sérgio Rôuver de Oliveira
- Subtenente Eliel Moreira Moura
- Subtenente Marcos Emmanoel de Sales
- Subtenente Róbson Ferreira Lima
- Subtenente Luiz Carlos De Souza Neves
- Subtenente Marcos Antônio Firmino
- Subtenente Wando Cabral Ribeiro
- Subtenente Rône Peixoto Pinto
- Subtenente Moisés Júnior Siqueira Rangel
- 1º Sargento Raphael Fadini da Luz
- Soldado Tatiani Celeste dos Santos
Homenageados com certificados
- Capitão Alexandre Ribeiro Bravin
- Capitão Denilson José Custódio
- 1º Tenente Luciano Costa Félix
- Subtenente Ádamo Rogério da Vitória
- Subtenente Christian Oliveira da Silva
- Subtenente Larissa Muniz Prudêncio
- 1º sargento Orlando José Santos Telles
- 3º sargento André Ferreira Quíndeler
- 3º sargento Greison Neres de Souza Gomes
- 3º sargento Rafael Leandro Fernandes
- Cabo Diego Frasson de Souza Mário
- Cabo Jheymes Hainer Ferreira Silva
- Cabo Jean Michel Freitas
- Tenente-coronel Luiz Vanderlei Rocha
- Major Volmar Hoffman
- Major Heitor Cirino Barbosa Filho
(Texto e fotos: Portal da Ales)