O Banestes começou a fazer, nesta quinta-feira (02/09), o depósito online nas contas dos mais de 700 policiais sindicalizados que encaminharam os dados para o Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES). O depósito é referente ao processo judicial conhecido como Crédito Rotativo. Trata-se de uma conquista do Sindipol em favor dos policiais civis capixabas, que ganharam o direito de serem indenizados pelo banco.
Em breve, o Banestes vai divulgar um cronograma de pagamento presencial para os demais policiais. O Departamento Jurídico do Sindipol lutou por mais de 20 anos na Justiça para garantir o direito da categoria receber os valores referentes ao Crédito Rotativo. De acordo com o presidente do Sindipol/ES, Aloísio Fajardo, nesta primeira etapa de pagamento os policiais civis sindicalizados terão prioridade, reforçando o compromisso da entidade com seus apoiadores. Em junho, o Sindipol/ES pediu que os policiais enviassem seus dados para facilitar a transferência eletrônica.
“É um alento para os policiais sindicalizados nesse período tão conturbado de retração na economia, de inflação e de alta nos preços de produtos essenciais. Fizemos de tudo para garantir que todos os policiais civis recebam os valores. Porém, nessa primeira etapa de pagamento, os sindicalizados terão prioridade. É uma comodidade para que o policial civil sindicalizado não tenha que ir até uma agência para ter acesso ao pagamento”, explicou o presidente do Sindipol/ES.
Segundo o coordenador do Departamento Jurídico do Sindipol/ES, Rodrigo Nascimento, os policiais que não informaram a conta, os não sindicalizados, os herdeiros de policiais falecidos e os profissionais que não possuem conta no Banestes, devem aguardar a divulgação do cronograma de pagamento presencial, o que já não depende do Sindipol/ES. Após a divulgação do cronograma, os pagamentos serão realizados em qualquer agência bancária do Banestes.
Para o presidente do Sindipol/ES, o início do pagamento é uma vitória histórica para os policiais civis capixabas.
“Foram mais de 20 anos lutando na Justiça para garantir esse direito para toda categoria. Estamos felizes em anunciar o pagamento do Crédito Rotativo para os nossos sindicalizados. Fomos cobrados ao extremo por pessoas que até desacreditaram na possibilidade da categoria receber os valores dessa ação judicial. Isso mostra o comprometimento do Sindipol/ES e a importância da categoria apoiar o Sindicato”, pontuou Aloísio Fajardo.
“O pagamento da ação judicial do Crédito Rotativo é uma vitória do Sindipol/ES e de todos os policiais civis do Espírito Santo”, completou o líder sindical.
Saiba Mais
Durante o mandato do governador Vitor Buaiz (1995-1998), ocorreram diversos atrasos no pagamento dos salários dos servidores públicos. Assim, para conseguirem receber, os trabalhadores procuravam o Banestes e negociavam um empréstimo com valor equivalente ao seu salário.
No fim de cada mês, o servidor ia até o banco receber, mas o Estado não havia realizado o pagamento. Então, negociava um empréstimo e quando recebesse o salário o banco realizava o desconto do valor.
Como os atrasos eram constantes e o governo Vitor Buaiz não cumpria com a data do pagamento, foram gerados juros. Essa ação versa sobre a cobrança contra o Banestes e o Estado teve que pagar os juros dos empréstimos que os servidores foram obrigados a contratar.