O ministro da Educação, Milton Ribeiro, estará nesta quinta-feira (19/08) em Presidente Kennedy para lançar a pedra fundamental do Instituto Federal do Espírito Santo naquela cidade, localizada no extremo Sul do Estado. Ele será recebido pelo prefeito Dorlei Fontão e demais gestores da área da Educação. A novidade maior é que, mesmo antes de sua construção física, o Ifes já estará funcionando com aulas começando no ano letivo de 2022.
Inicialmente, o ministro estaria na cidade na sexta-feira (20/08), mas acabou antecipando a agenda para quinta-feira. A cerimônia de lançamento vai acontecer às 16 horas, na EMEIEF Barra de Marobá, na localidade de Marobá, litoral do município.
O evento também contará com a presença do reitor do Ifes no Estado, Jadir José Pela, e do secretário de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação, Tomás Dias Sant’Ana.
O novo campus é uma demanda da comunidade e dos segmentos produtivos locais e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Presidente Kennedy, que será responsável pela viabilização do terreno e das obras.
A escolha do local para a construção do Ifes é estratégica já que estão previstos investimentos vultuosos nesta área do município, decorrentes da construção do Porto Central.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, após o lançamento da pedra Fundamental, o Ifes Presidente Kennedy vai funcionar provisoriamente com alguns cursos na Escola Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Barra do Marobá. A seleção para estudar no Instituto Federal deve ocorrer ainda este ano e as aulas serão iniciadas em fevereiro de 2022.
No dia 30 de janeiro de 2021, o Blog do Elimar Côrtes informou em primeira mão que Presidente Kennedy iria receber uma unidade do Ifes. O plano do prefeito Dorlei Fontão é transformar o município em um novo polo industrial do Sul capixaba.
“O objetivo do Ifes em nosso município é ajudar na formação de mão de obra qualificada para atender a demanda de empresas que já estão se instalando em Kennedy desde 2019”, destaca o prefeito.