O Espaço Assembleia Cidadã, que reúne vários serviços públicos gratuitos oferecidos na sede do Legislativo Estadual do Espírito Santo, passará a se chamar Espaço Assembleia Cidadã Gerson Camata. É o que prevê o Projeto de Resolução proposto pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso, e que deverá ser apreciado pelos parlamentares nas próximas semanas.
Gerson Camata foi um dos maiores nomes da história política capixaba. Nascido em 29 de junho de 1941, na cidade de Marilândia, localizada na Região Noroeste do Espírito Santo, e tendo se formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Gerson iniciou sua vida pública ao eleger-se vereador em Vitória em 1966, tendo exercido mandato entre 1967 e 1971.
Deputado estadual entre 1971 e 1975 e deputado federal entre 1975 e 1983, ele se elegeu governador do Estado em 1982, tendo exercido mandato entre 1983 e 1986. Muito querido, Gerson Camata foi ainda senador da República, exercendo sucessivos mandatos entre os anos de 1987 e 2011.
“A homenagem ao Gerson Camata é justa. Como governador, foi responsável por diversas obras importantes para o Estado, construindo dezenas de estradas estaduais, proporcionando, assim, o desenvolvimento social e econômico do interior. Foi, sem dúvida, um dos gestores e políticos mais querido do Espírito Santo. Uma verdadeira grife política”, frisou o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso.
Gerson Camata foi assassinado com um tiro no peito, na tarde do dia 26 de dezembro de 2018, na Praia do Canto, em Vitória. Réu confesso do assassinato, o economista Marcos Venício Moreira Andrade foi condenado a 28 anos de prisão, pelo Tribunal do Júri da Capital capixaba, em julgamento ocorrido no dia 4 de agosto de 2021.
Espaço Cidadão
O Espaço Assembleia Cidadã funciona no térreo do Palácio Domingos Martins, localizado na Enseada do Suá, em Vitória, e oferece diversos serviços à população, como uma biblioteca, Centro de Memória, Delegacia de Defesa do Consumidor, Posto de Identificação da Polícia Civil, Procon Assembleia, Procuradoria Especial da Mulher, Ouvidoria, Defensoria Pública, além de duas agências bancárias.
Em breve, será inaugurada ainda no Espaço um núcleo para fomentar e articular políticas públicas para o terceiro setor, o Núcleo do Terceiro Setor “Otacílio Coser”, que será responsável por fazer a interface entre as entidades que prestam serviços sociais e assistenciais aos cidadãos capixabas. O presidente Erick Musso articula também, com a Polícia Federal, um posto para emissão de passaportes.
Reconhecimento
O Espaço Assembleia Cidadã da Ales ficou na primeira colocação na categoria “Atendimento ao Cidadão”, da primeira edição do Prêmio Assembleia Cidadã, promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em 2019, quando 10 mil pessoas foram atendidas no local.
O Assembleia Cidadã vem dando tantos frutos que a Ales passou a ser exemplo para outras Casas Legislativas do País. Uma comitiva da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) veio ao Estado conhecer os trabalhos desenvolvidos por aqui.