A Prefeitura de Cariacica iniciou, na última quarta-feira (04/08), o reforço de combate e enfrentamento à violência contra a mulher no município. Trata-se da campanha “Cariacica Por Elas”, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O evento de lançamento aconteceu às 9h30, no Centro Cultural Frei Civitella del Tronto e contou com a presença do prefeito Euclério Sampaio (DEM).
A campanha tem como objetivo justamente a informação. Já estão sendo distribuídos materiais educativo e informativo nos órgãos públicos como os Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Conselhos Tutelares.
Os cartazes e fôlderes contêm os telefones dos locais onde as vítimas podem denunciar as agressões e também a explicação sobre os diversos tipos de violência contra a mulher, como a violências física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.
“Nós vamos apoiar todas as iniciativas que se propuserem a incentivar o combate à violência contra a mulher. Não vamos descansar enquanto não avançarmos nessa área”, enfatizou o prefeito.
“Eu garanto que, aqui em Cariacica, lugar de quem bate, comete tortura física ou psicológica e mata mulheres, é na cadeia. Esse empenho do município tem o objetivo de reduzir os índices de violência”, pontuou Euclério Sampaio.
A secretária Municipal de Assistência Social, Danyelle Lírio, ressalta que todas pessoas devem se comprometer a divulgar a proposta. “Estamos todos nessa luta. Neste mês, quando a Lei Maria da Penha completa 15 anos, vamos todos espalhar essa campanha para mostrar que Cariacica abraça e acolhe essa mulher que foi vítima de violência”.
O evento de lançamento do ‘Cariacica Por Elas’ contou com a participação da coordenadora do Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), do Ministério Público do Espírito Santo, a promotora de Justiça Cristiane Esteves Soares. “É muito importante que a sociedade se conscientize sobre a importância de se conhecer e combater os diversos tipos de violência contra as mulheres”, frisou Cristiane Soares.
O lançamento teve também a apresentação de balé da Escola de Dança Expressão e Arte, declamação de poemas com a escritora Cíntia Pretti e mostra de artesanato.
Casa da Mulher Brasileira
Nos próximos meses, a meta de combater a violência doméstica vai ganhar o reforço da Casa da Mulher Brasileira. O espaço vai centralizar os serviços voltados para a mulher vítima de violência, onde poderá solicitar medida protetiva e receber atendimento psicológico e socioassistencial, entre outros.
O município será o primeiro do Estado a contar com uma unidade do programa, que é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e ficará no bairro Rio Branco. A construção será feita com recursos federais e municipais e a gestão será feita pela Prefeitura de Cariacica.
(Com informações também do Portal da PMC)
(Fotos: Jackeline Gomes)