Capixaba de Cachoeiro de Itapemirim, o subsecretário de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) do Espírito Santo, Guilherme Pacífico da Silva, está novamente de saída. Na manhã desta sexta-feira (16/07), ele recebeu uma homenagem surpresa dos servidores da Sesp, capitaneada pelo titular da Pasta, coronel Alexandre Ramalho.

Pacífico, que é delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, está de volta a Porto Alegre, onde ocupará o cargo de Chefe de Gabinete do secretário da Segurança Pública do Estado gaúcho, Ranolfo Vieira Júnior.

Ele já havia atuado na Sesp durante o segundo mandato do governo Paulo Hartung, entre 2007 e 2010. Continuou no cargo entre 2011 e 2012, nos dois primeiros anos do primeiro mandato do governador Renato Casagrande, trabalhando ao lado do então secretário da Segurança, o criminalista Henrique Herkenhoff.

Em 2014, a convite de Casagrande, Pacífico retornou à Sesp, depois de ficar dois anos como secretário da Segurança Pública de Canoas, município gaúcho. Prosseguiu no cargo de subsecretário de Integração Institucional da Sesp em 2015 e 2016, no governo Hartung, atuando com o secretário André Garcia.

Voltou ao Rio Grande do Sul e, em 2019, atendendo nova chamada do governador Renato Casagrande, reassumiu o cargo na Sesp, onde estava até esta sexta-feira:

“A chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, me convidou para retornar a Porto Alegre. Como pretendo me aposentar em 2022, aceitei a chamada, porque meu sonho é me aposentar estando no todo da carreira de Delegado de Polícia do Rio Grande”, disse Guilherme Pacífico, que, desta vez, vai trabalhar diretamente na Sesp gaúcha, a convite do secretário Ranolfo Vieira Júnior, que é também o vice-governador do Rio Grande do Sul.

Nesta sexta-feira (16/07), antes de ser homenageado pelo secretário Ramalho e demais servidores da Sesp capixaba, Guilherme Pacífico fez um balanço de sua passagem pelo Espírito Santo. Fez questão de agradecer a todos e, em especial, o governador Renato Casagrande e toda sua equipe de governo:

“O governador Renato Casagrande é uma figura humana extraordinária. É um gestor de mão cheia, cuja atuação é focada nas pessoas; é focada na população capixaba. Na segurança pública, Casagrande implantou o Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que visa, sobretudo, aumentar a proteção aos cidadãos e aos mais necessitados. No combate à pandemia do novo coronavírus, ele está tendo uma atuação focada, principalmente, na preservação das vidas”, pontuou Pacífico.

Segundo ele, Casagrande tem “um carinho muito grande com o povo capixaba” e coloca o Espírito Santo no “cenário progressista”. E afirma:

“O Executivo Estadual é formado por excelentes gestores. O Espírito Santo, diferente de outros entes federados, é um Estado que dá continuidade ao processo administrativo, conquistando avanços muito importantes. Sendo eu um capixaba, vejo isso com muito orgulho e fico otimista com mais dias de glória no futuro”.

Guilherme Pacífico tem também um agradecimento especial à chefe de Gabinete do Governador, Valésia Perozini: “Ela (Valésia) é outra figura extraordinária, que desempenha suas funções com muito zelo e competência. Eu diria até que ela é uma das guardiãs do Governo”.

Ele ressalta também as adoções de medidas sanitárias do Governo do Estado para combater a pandemia da Covid/19: “As atenções do governador Casagrande, do secretário Nésio Fernandes (Saúde) e de toda a equipe da Sesa são voltadas para salvaguardar o povo capixaba. O Estado adotou medidas sanitárias eficientes, cuja fiscalização vem sendo feita com competência pelas forças de segurança”, disse Pacífico, que deixou pronto o projeto da Central de Teleflagrante da Polícia Civil, que vai ser implementado com o objetivo de modernizar e dar mais agilidade aos atendimentos das Delegacias de Plantão, conforme o Blog do Elimar Côrtes informou com exclusividade em postagem anterior.

Entre idas e vindas, Guilherme Pacífico trabalhou por cerca de 11 anos na Secretaria da Segurança Pública capixaba. Sempre promovendo a integração da Pasta com a sociedade e as comunidades em geral. Também atuou na integração das forças policiais e no fortalecimento das forças de segurança pública com outros poderes, como o Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal, Prefeituras e com o Governo Federal:

“Um dos pilares do Estado Presente é justamente a integração e eu acredito nessa proposta. Um dos destaques do Espírito Santo é a integração de suas forças policiais com os demais poderes estatais e a sociedade”, diz Pacífico.

Na Sesp, ele esteve à frente de programas e ações importantes, que colocaram o Espírito Santo no cenário internacional de eventos, como a Copa do Mundo de 2014, quando Vitória recebeu as seleções de Camarões e da Austrália; da passagem da Tocha Olímpica pelo Estado, em maio de 2016, com vistas às Olimpíadas do Rio daquele ano; do show de Paul McCartney, no estádio Kleber Andrade, em Campo Grande, Cariacica; e da organização dos Jogos da Copa Fifa Sub-17, em outubro de 2019.

“Esses eventos inseriram o Espírito Santo no cenário internacional de grandes espetáculos. A Operação Copa do Mundo de 2014 deixou um legado importante na área da segurança pública, que é a integração entre as forças estaduais, federais e Forças Armadas. A integração das forças federais e estaduais no combate às organizações criminosas sempre foi um dos principais objetivos do Estado Presente”, lembra Pacífico.

Guilherme Pacífico foi também o coordenador da Força Tarefa criada pelo Governo Federal e que atuou em Cariacica entre 2019 e 2021, dentro do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta. Foi o chamado “Em Frente, Brasil”, um projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta lançado pela União em parceria com governos estaduais e municipais. A proposta agregou medidas de segurança pública a ações sociais e econômicas a fim de promover a transformação das regiões.

“Foi uma experiência muito positiva, que demonstrou como se faz uma integração entre as forças de segurança pública”, explicou Pacífico.

Ele destaca também e agradece o apoio dos quatro secretários estaduais da Segurança Pública e Defesa Social com quem trabalhou no Espírito Santo: Henrique Herkenhoff, André Garcia, Roberto Sá e agora o coronel Alexandre Ramalho:

“Todos os quatro tiveram uma generosidade e confiança em meu trabalho. Sou muito grato a esses profissionais, como também sou grato a todos os policiais e demais profissionais que integram o sistema de segurança pública do Estado. O Espírito Santo conta com profissionais comprometidos com a causa pública. Esse comprometimento é que leva o Estado a se afastar cada vez mais da violência letal”, diz Guilherme Pacífico, que agradeceu aos colegas da Sesp a homenagem recebida na manhã de seu último dia de trabalho na Pasta.