O governador Renato Casagrande (PSB) iniciou seu segundo mandato, em janeiro de 2019, disposto a recuperar a infraestrutura do Espírito Santo, que passou quatro anos do governo Paulo Hartung sem investimentos. A meta traçada por Casagrande e sua equipe vem se concretizando e há dois anos e seis meses o Governo do Estado está realizando o maior investimento da história em mobilidade urbana na cidade de Vitória, a Capital dos capixabas.
Atualmente, são quatro importantes obras realizadas em Vitória: Portal do Príncipe, Trevo de Carapina, ampliação da Terceira Ponte e construção de ciclovia e proteção para evitar suicídios e implantação do aquaviário.
“Embora as principais ações do Governo na área de mobilidade urbana estejam sendo realizadas na Capital, elas, na verdade, influenciam e beneficiam toda a Região Metropolitana”, resume o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno.
Essas quatro obras estão recebendo investimentos na ordem de R$ 251 milhões do Governo do Estado. As melhorias na Terceira Ponte, que liga Vitória a Vila Velha, custarão R$ 127 milhões; o Portal do Príncipe, que é a entrada Sul da Capital, R$ 42 milhões; o Trevo de Carapina, que prevê obras em bairros da Serra que vão melhorar o acesso do município serrano a Vitória, por meio da agora Rodovia das Paneleiras, R$ 76 milhões; e o Aquaviário, que ligará Vitória a Vila Velha e a Cariacica, R$ 6 milhões.
Há ainda outras importantes obras de mobilização urbana, como a integração do sistema de transporte público de Vitória ao Transcol. Em 2019, quando retomou o comando do Executivo Estadual, o governador Renato Casagrande concluiu as obras de ampliação e outras melhorias da Avenida Leitão da Silva. As obras foram iniciadas em seu primeiro mandato, entre 2011 e 2014, mas tiveram ritmo lento no governo seguinte:
“Todas as obras que hoje estão em andamento na Capital capixaba foram iniciadas no primeiro mandato do governador Renato Casagrande. Tivemos que refazer projetos e iniciar as obras”, lembra o secretário Fábio Damasceno.
Governo busca implantar mobilidade mais humana
Existe também, segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, em implantar em Vitória e na Região Metropolitana uma mobilidade mais humana. O Portal do Príncipe, por exemplo, em vez de receber áreas para estacionamento de veículos, vai ganhar área de lazer:
“O Governo vai valorizar o ser humano no Portal do Príncipe, que ganhará, em vez de uma grande para estacionamento de veículos, quadras poliesportivas, pista de skate, áreas de lazer, parquinho, academia ao ar livre, bicicletário e uma nova urbanização”, descreveu o secretário Fábio Damasceno.
Para ele, Vitória, que já discutiu a implementação do transporte do tipo BRT, precisa atualmente de um modelo mais “singelo” de transporte urbano.
“O BRT é um sistema muito pesado, que exige uma infraestrutura muito forte. Vitória necessita de algo mais leve. Por exemplo: o Portal do Príncipe terá em seu entorno cerca de quatro quilômetros de ciclovia, que começará no Tancredão, cruzará a Rodoviária e chegará ao Porto de Vitória. O túnel, próximo à Rodoviária, que hoje é passagem de veículos – de quem sai de Vitória e vai para Vila Velha, pela Cinco Pontes –, se transformará numa ciclovia e calçada. O Portal do Príncipe vai servir de exemplo positivo para outras cidades capixaba e do Brasil. A população não quer mais uma cidade só de concreto. Quer uma cidade mais humanizada”, pondera Fábio Damasceno.
No dia 22 de maio deste ano, o Governo do Estado deu início às obras do Complexo Viário Trevo de Carapina. Divididas em três fases, são obras de ampliação, construção de viaduto e outras melhorias numa das principais vias de ligação entre Vitória e Serra.
A primeira etapa das obras, segundo o secretário Fábio Damasceno, corresponde ao trecho da antiga Reta do Aeroporto (até a divisa entre os municípios da Serra e Vitória), onde serão executados os serviços de implantação de três faixas por sentido, calçada e ciclovia no sentido Vitória e calçada no sentido Serra, além de drenagem, paisagismo e iluminação.
Durante a execução, serão mantidas sempre duas faixas por sentido no trecho e o prazo de execução será de seis meses. Estadualizado, este trecho ganhou, em 25 de junho de 2021, o nome de Rodovia das Paneleiras.
Já a segunda fase da obra corresponde ao trecho da Serra até o viaduto de acesso à Rodovia do Contorno, onde serão implantadas quatro faixas de rolamento por sentido, além de uma faixa multiuso (também por sentido) e que será utilizada para acesso às edificações e como baias de ônibus.
Será implantada ainda uma área de convivência e lazer, com 10 metros de largura no canteiro central deste trecho. Essa etapa deve começar a ser executada em dezembro deste ano e será entregue até julho de 2022. Essa área de convivência e lazer, segundo o secretário Fábio Damasceno, será um Grande Boulevard a céu aberto:
“O Trevo de Carapina, os bairros em seu entorno e a antiga Reta do Aeroporto vão ganhar cerca de cinco quilômetros de ciclovia. Também vai ser construído, pelo lado da Serra, um centro de convivência no meio da rodovia, com extensão de 800 metros. O local vai se transformar num Grande Boulevard”, explica Damasceno.
A terceira e última etapa será iniciada em janeiro de 2022 e corresponde a construção do viaduto para os novos acessos aos bairros Jardim Carapina e Eurico Salles. Essa fase será iniciada antes da finalização da segunda etapa. A conclusão total das obras do complexo viário Trevo de Carapina tem previsão de término em dezembro de 2022.
A humanização na mobilidade urbana está presente também na contratação de operários. As empresas responsáveis pelas obras do Portal do Príncipe priorizam a contratação de trabalhadores que residem na Ilha do Príncipe, Vila Rubim, Grande Santo Antônio e região:
“A contratação de trabalhadores que moram próximo ao local das obras ajuda na logística. As obras não param. São pessoas recrutadas pelas empresas e que moram, por exemplo, também na região do Trevo de Carapina”, explicou Fábio Damasceno.
Mais ônibus para o sistema Transcol
A preocupação do Governo Casagrande é oferecer também à população modelos diferentes de transporte público. “A integração dos ônibus ‘verdinhos’, do sistema de transporte público de Vitória e Vila Velha, ao Transcol, é um grande avanço no sentido de se investir num modelo mais racional. Até o final deste ano, o Transcol vai ganhar mais 300 ônibus novos. Quando assumiu o Governo em 2019, o governador Renato Casagrande buscou e conseguiu recuperar o Transcol, que estava bastante precário”, frisou Damasceno.
Na última terça-feira (06/07), a Marcopolo informou já ter realizado a entrega do primeiro lote de 121 ônibus urbanos Torino para o Transcol, gerenciado pela Ceturb (Sistema de Transporte Coletivo da Região Metropolitana da Grande Vitória). Os veículos fazem parte de um total de 208 unidades que serão entregues pela fabricante.
Os ônibus foram adquiridos pelas empresas Nova e Santa Zita, Unimar Transportes, Viação Praia Sol, Vereda Transporte, Viação Grande Vitória e Serramar Transporte. O objetivo da compra é garantir a ampliação de linhas que atendem a região no entorno da Capital capixaba.
Do total de 208 veículos, 201 são do modelo Torino, com 12.240 metros de comprimento e capacidade para 35 passageiros sentados. Os demais sete ônibus são do modelo Torino Express (articulado) com capacidade para 51 passageiros sentados e 18 metros de comprimento. Todos os modelos contam com poltrona City Estofada, ar-condicionado e elevador para acessibilidade.
“Esta é uma das mais significativas entregas de carrocerias de ônibus urbanos para o mercado brasileiro em 2021 e que colabora para a contínua modernização dos serviços de transporte público da capital do Espírito Santo. Também reforça a liderança do Torino como o modelo mais tradicional e vendido do segmento urbano”, afirma o diretor de Operações MI e Marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan.
De acordo com o secretário Fabio Damasceno, o Governo já está se preparando também para realizar melhorias nas estruturas físicas dos Terminais de Carapina, Ibes e de Vila Velha. Outro dado importante é que até ano passado, a Ceturb e as empresas que atuam no sistema possuíam apenas cinco postos de venda e recarga de cartões de passagem. Hoje, já são mais de 300 postos espalhados por toda a Grande Vitória.
“Quando assumimos em 2019, a prioridade do governador Casagrande era resolver os problemas enfrentados pelo Transcol. Depois, concluir obras, como as do Terminal de Itaparica, que se encontrava interditado. Agora vem a terceira etapa, que é a reforma de mais três terminais. Depois, faremos uma avaliação de sustentabilidade do Transcol”, explica Fábio Damasceno.
A partir deste ano, a Semobi e o Detran vão abrir vagas em curso para condutor de veículos para 1.500 cobradores. Os aprovados em curso gratuito receberão a Carteira Nacional de Habilitação do tipo ‘A’ e ‘B’. Serão 750 CHNs este ano e mais 750 em 2022.
Se for desejo desses futuros condutores obter a permissão da CNH tipo ‘D’ para dirigir ônibus, eles poderão ser contratados pelas empresas e se submeter a outra avaliação junto ao Detran e obter a carteira para começar a trabalhar como motoristas de transporte coletivo.
Ciclovia da Vida e ampliação da Terceira Ponte
As obras de ampliação das pistas e a construção da Ciclovia da Vida na Terceira Ponte também já começam a dar o ar da graça. O anteprojeto da ciclovia foi apresentado em 2019 pelo governador Renato Casagrande, como uma das obras prioritárias na área da mobilidade. Os investimentos são da ordem de R$ 127 milhões, com prazo de três anos, sendo que os primeiros seis meses foram dedicados aos projetos.
A Terceira Ponte vai ganhar uma barreira de proteção e a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também possa ser realizada por ciclistas.
A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.
Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.
Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido.
Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.
Governo investe também na mobilidade urbana fora da Grande Vitória
A preocupação do Governo em melhorar a mobilidade urbana não se restringe à Região Metropolitana da Grande Vitória e nem à Capital capixaba. As obras se estendem também ao interior. No sábado (10/07), o governador Renato Casagrande entregou à população as obras de pavimentação da Rodovia ES-421, no trecho entre Conceição da Barra e a Vila de Itaúnas, no Norte do Espírito Santo.
Ao todo, foram asfaltados mais de 20 quilômetros de extensão da rodovia, que conta agora com duas pistas e acostamento. A obra era muito aguardada pela população por se tratar de uma das regiões turísticas mais importantes do Espírito Santo. A Vila de Itaúnas é famosa por suas dunas e praias, além de ser conhecida como a Capital Nacional do Forró. Foi mais uma obra iniciada no primeiro mandato de Casagrande e paralisada no governo seguinte, de Paulo Hartung:
“Essa obra é simbólica para nós. Itaúnas é considerada a Capital Nacional do Forró e é conhecida por todos no Brasil. Essa pavimentação é um sonho que sonhamos juntos e agora realizamos juntos. Uma obra que iniciei, mas que fiquei muito triste quando foi paralisada no governo seguinte. Retornei ao governo e agora estamos entregando essa rodovia”, afirmou Casagrande.
O governador destacou que a rodovia vai trazer mais desenvolvimento à essa região, mantendo o charme de Itaúnas. “O turismo agradece! Pedimos que todos os turistas continuem vindo e preservando esse lugar lindo que é Itaúnas. Quando você traz qualidade de vida, quando você cuida dos moradores em primeiro lugar, os turistas se sentem ainda mais bem tratados”, comentou ele.
Foram asfaltados os 20,6 quilômetros de extensão da rodovia que conta agora com duas pistas com 3,5 metros de largura, mais 1,5 metro de acostamento. Além disso, na chegada de Itaúnas foi implantada uma ciclovia com extensão de três quilômetros. Próximo ao entroncamento da ES 421, também haverá outro trecho de ciclovia com cinco quilômetros de extensão.
Ainda na Grande Vitória, o Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES) já está executando as obras de implantação e pavimentação no trecho da Rodovia ES-388 entre Xuri, em Vila Velha, e a BR-101 em Amarelos, em Guarapari.
“Abre-se uma nova frente de desenvolvimento para Vila Velha, Viana, Guarapari e Cariacica. Uma obra que é importante também para a mobilidade da Região Metropolitana”, pontuou Renato Casagrande
São 17,5 quilômetros da rodovia que estão passando por intervenções, entre implantação de pista dupla e simples. A via terá ainda 27 abrigos de ônibus. A previsão de execução de obras é de dois anos com investimento estimado de R$ 38,6 milhões. A via liga duas importantes zonas rurais da Grande Vitória, com destaque também para o turismo.
“Esta rodovia (388) foi mais uma obra cuja Ordem de Serviço foi dada pelo Governo no primeiro mandato de Renato Casagrande. Infelizmente, foi mais uma (obra) suspensa no Governo seguinte. Mas as ações foram retomadas em 2019”, explicou o secretário Fábio Damasceno.
Edital para aquisição dos barcos sai em breve
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, informou que em breve o Governo Estadual estará lançando o edital para a aquisição de cinco barcos que vão transportar passageiros no novo Aquaviário e a contratação da empresa responsável pelo gerenciamento do sistema.
O píeres começam a ser construídos. A primeira Ordem de Serviço para a construção já foi dada pelo governador Renato Casagrande: será em Porto de Santana, Cariacica. Também serão construídos pontos de embarque e desembarque de passageiros do Aquaviário na Enseada do Suá e nas imediações do Porto de Vitória, ambos na Capital; e um na Prainha de Vila Velha. Cada barco vai poder transportar até 100 passageiros.
O secretário Fábio Damasceno explica que a melhoria da mobilidade urbana sempre foi uma das prioridades do governador Renato Casagrande, desde 2011, quando assumiu o primeiro mandato:
“A melhoria da mobilidade urbana, que agora está se tornando uma realidade, foi planejada pelo governador (Casagrande) entre 2011 e 2014. A reestruturação do Transcol, a partir de 2019, foi fundamental. O novo Trevo de Carapina e a ampliação e a Ciclovia da Vida na Terceira Ponte serão entregues em 2022. O Portal do Príncipe fica pronto em novembro deste ano e neste segundo semestre de 2021 vamos iniciar a reforma nos terminais de Carapina, Ibes e de Vila Velha. O Governo Renato Casagrande está, efetivamente, mudando a cara da mobilidade urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória, apesar da pandemia do novo coronavírus (Covid/19), iniciada em março de 2020”, concluiu o secretário Fábio Damasceno.