A solenidade da transferência simbólica da Capital do Espírito Santo para Cariacica, na última quinta-feira (24/06), quando o município comemorou 131 anos de emancipação e marcou o dia de São João Batista, padroeiro da cidade, mostrou o quanto o prefeito Euclério Sampaio (DEM) se transformou em referência para a classe política capixaba.
Nos cinco mandatos de deputado estadual, trajetória iniciada em 2003, depois de vencer o pleito de 2002, Euclério Sampaio sempre foi um parlamentar explosivo. Nunca teve medo de comprar brigas com os colegas de Parlamento e nem com o Poder Executivo. Cumpriu bem seu papel de fiscalizador e de autor de propostas legislativas que beneficiaram a sociedade, em geral; e a segurança pública, em especial – Euclério é investigador de Polícia Civil aposentado.
Euclério foi reeleito em 2006. Em 2010 ele perdeu a eleição, mas ficou na primeira suplência, tendo voltado à Assembleia Legislativa em 2012. Foi reeleito em 2014 e em 2018. Para esta última legislatura, ele deixou o mandato no final de 2020, quando foi eleito prefeito de sua cidade natal, Cariacica, ao obter 95.356 votos – 58,69% dos votos válidos. Derrotou a petista Célia Tavares, que teve 67.111 votos (41,31%). Quase 30 mil votos a menos.
De 2003 a 2010, Euclério Sampaio foi ferrenho opositor do então governador Paulo Hartung. Foi responsável por diversas denúncias de irregularidades cometidas por secretários estaduais e demais gestores.
Na legislatura seguinte, ele teve uma atuação independente em relação ao governador então Renato Casagrande (PSB): apoiava os projetos governamentais que considerava benéficos para a população e se mostrava contra aqueles que discordava.
No período de 2015 a 2018, Euclério Sampaio foi mais explosivo ainda. Ao mesmo tempo em que mais uma vez fez oposição inteligente e respeitosa ao governo Hartung, Euclério foi um dos parlamentares que mais defendeu o legado deixado por Renato Casagrande. Na Assembleia Legislativa e nas redes sociais, Euclério não permitia ataques ao então ex-governador Casagrande, que não conseguia se defender por meio da imprensa convencional, que, em muitos momentos, fechava as portas para ele por pressão política e econômica do governo Paulo Hartung.
Em 2018, Euclério Sampaio e Casagrande caminharam juntos na campanha eleitoral. Casagrande acabou se elegendo no primeiro turno para seu segundo mandato como governador. Casagrande, por sua vez, sempre teve gratidão e, na campanha eleitoral de 2018, o agora governador teceu elogios públicos a Euclério Sampaio. Num evento em Goiabeiras, em Vitória, o então candidato Casagrande disse:
“Euclério ajudou a impedir injustiças contra mim. Obrigado, Euclério. Você foi uma pessoa que impediu, com mais alguns amigos, que injustiça fosse cometida contra a minha figura, contra a minha pessoa nesses últimos quase quatro anos. Tentaram cometer injustiças, abriram CPIs, mas você, Euclério, foi justo, foi decente”.
Na mesma oportunidade, Renato Casagrande também elogiou a conduta “corajosa” de Euclério Sampaio em denunciar irregularidades e ações de organizações criminosas no Estado naquele período de 2015 a 2018:
“Euclério é um deputado destemido e corajoso e segue à risca o verdadeiro papel do Parlamento, que é o de fiscalizar. Nosso amigo Euclério é um sujeito corajoso. Nem sempre as pessoas concordam com ele, mas ele fala, defende, tem opinião, não tem medo. O papel de parlamentar é fazer o que você faz, Euclério Sampaio. Você está de parabéns por trabalhar de forma destemida. Euclério tem coragem de enfrentar, tem coragem de denunciar, de fiscalizar. Eu não sei como chega tanta coisa (informações) nas mãos de Euclério. Alguém pensou fazer alguma coisa errada, Euclério já está lá com o dedinho na ferida”.
O explosivo deputado Euclério Sampaio é agora o prefeito que tem se destacado desde 1º de janeiro, quando os novos mandatários tomaram posse. É equilibrado e tem uma atuação proativa e diligente. É um administrador empreendedor.
Euclério Sampaio tem recebido elogios públicos de todas as vertentes políticas: da direita, grupo ao qual ele sempre pertenceu, à esquerda. Elogios, sobretudo, à forma como administra o terceiro maior município do Estado em população, com mais de 381 mil habitantes perdendo apenas para a Serra e Vila Velha – é maior do que a Capital, Vitória.
“Obrigado, Euclério! Você tem sido um exemplo de prefeito no Espírito Santo. Fui prefeito de Ibiraçu e sei o que é governar. O amor que você reserva para sua cidade natal, Cariacica, tem sido primordial. O amor aliado a sua capacidade de trabalhar, como empreendedor”, pontuou o secretário de o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente.
O elogio do secretário se justifica. Euclério Sampaio começa a despachar em seu gabinete, na Prefeitura de Cariacica, localizada no trevo de Alto Laje, às 6 horas da manhã. Trabalha de domingo a domingo. Nos finais de semana, ele intensifica a visita aos bairros, para acompanhar o trabalho de limpeza urbana e outras obras, que não param.
Mantém a rotina de fiscalização contínua das ações do município todos os dias da semana. E valoriza cada ação e cada visita aos bairros e às obras, compartilhando em suas redes sociais as informações sobre o resultado do trabalho das equipes de servidores.
“Eu estou impressionado e, ao mesmo tempo, orgulhoso com a capacidade de trabalho e liderança do prefeito Euclério Sampaio. Administrar Cariacica é difícil, por se tratar de um município com desafios importantíssimos”, completou o secretário Marcus Vicente, que é do Partido Progressista (PP).
O deputado estadual Marcelo Santos (Podemos), que abriu mão de ser candidato a prefeito de Cariacica, em 2020, para dar apoio a Euclério Sampaio, também foi enfático: “Euclério tem nos surpreendido a cada dia”.
Os 12 anos de convivência com Euclério Sampaio na Assembleia Legislativa, entretanto, não surpreenderam o agora deputado federal Josias Da Vitória (Cidadania), coordenador da bancada capixaba no Congresso Nacional.
“Eu e Euclério trabalhamos juntos durante 12 anos como deputados estaduais. Foi uma convivência harmoniosa. No Parlamento, Euclério já dava mostras de sua capacidade de gestor, de empreendedor, apresentando sempre propostas proativas para o Estado. Posso garantir, portanto, que o prefeito Euclério Sampaio dá qualidade de vida ao povo de Cariacica”, descreveu Da Vitória.
Contundente também foi a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes (PSB), ao avaliar a gestão do prefeito Euclério Sampaio nesses primeiros seis meses. Ela, que é evangélica, fez referência a São João Batista, que veio ao mundo para “aplanar o caminho do Senhor Jesus, para aplanar a paz no mundo”.
Para Jacqueline Moraes, é esta paz que Euclério está entregando a Cariacica: “A Câmara Municipal de Cariacica tem 19 vereadores. Euclério Sampaio conseguiu o apoio de todos eles. Algo inédito em Cariacica”, disse a vice-governadora, que iniciou sua trajetória política como vereadora de Cariacica, entre de 1º de janeiro de 2013 a 1º de janeiro de 2017.
O governador Renato Casagrande (PSB) também elogiou o prefeito e sua equipe: “Estamos todos unidos e trazendo esperança para o povo de Cariacica”, frisou.
Antes, Casagrande citou uma frase de Santo Agostinho: “A esperança tem duas filhas lindas: indignação e coragem”. A indignação, frisou o governador, “é para que não aceitemos a realidade da injustiça. A coragem é para que possamos enfrentar as injustiças”.
O prefeito Euclério Sampaio agradeceu os elogios recebido, afirmando que, com a ajuda do governo Casagrande, está mudando a realidade do município: “De patinho feio, Cariacica vai virar o cisne da Grande Vitória”.
No discurso que fez em comemoração ao santo padroeiro da cidade e pelos 131 anos de emancipação política de Cariacica, Euclério Sampaio explicou o sucesso alcançado até agora:
“Eu não posso me dar ao luxo de ficar entre esquerda e direita. Eu preciso do apoio de todas as forças políticas e sociais, porque o povo precisa de pão, precisa de trabalho. Por isso, minha equipe de trabalho – secretários e demais gestores – é diversificada”, frisou o prefeito, ao responder elogio da vice-governadora Jacqueline Moraes por contar, em sua equipe, com um importante número de mulheres.
“Os 19 vereadores da Câmara Municipal são, de fato, nossos parceiros. Eu quero que eles me fiscalizem e fiscalizem toda a equipe da Prefeitura. Sou muito grato por esse apoio do Legislativo Municipal e do povo de Cariacica, que me recebeu de braços abertos”, prosseguiu o prefeito.
Euclério Sampaio lembrou o slogan de sua campanha eleitoral em 2020, quando pregou união desde o início: “Passei toda a campanha pregando a união. Esta união continua sendo meu mote agora como prefeito”.
Ele encerrou o discurso falando da honra em seu prefeito de Cariacica: “Tenho muita honra de ser o gestor da cidade onde nasci, cresci e moro. Existem pessoas que querem o poder para se apropriar de recursos públicos. O Espírito Santo pode contar com Cariacica, que está fazendo de tudo para deixar para ossos filhos e netos um Estado cada vez melhor. Quero também uma Cariacica cada vez melhor. Por isso, agradeço ao governador Renato Casagrande pelo carinho com que ele e sua equipe tratam a nossa cidade. Cariacica, quem ama cuida”, repetiu Euclério Sampaio o bordão que ele criou para a cidade tão logo tomou posse em 1º de janeiro de 2021.