O vice-prefeito de Barra de São Francisco, Gustavo Lacerda (Republicanos), fez de tudo para irritar o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD). E conseguiu. No sábado (26/06), Gustavo foi exonerado do cargo de secretário Municipal de Saúde, que ele ocupava desde janeiro de 2021, quando tomou posse junto com Enivaldo. Gustavo foi demitido por ter gravado um vídeo em que se autopromoveu, afirmando ter sido ele o maior responsável pelo sucesso no combate à pandemia do novo coronavírus (Covid/19), em Barra de São Francisco, município localizado na Região Noroeste do Espírito Santo.

Na vaga de Gustavo Lacerda, o prefeito nomeou Elcimar Souza Alves, atual secretário de Administração e homem forte da gestão de Enivaldo dos Anjos. Elcimar ficará respondendo também pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Elcimar (foto de Gilberto Gil) se reuniu na tarde de sábado com o prefeito e sua posse como secretário da Saúde deve ocorrer na segunda-feira (28/06).

Gustavo Lacerda fica apenas como vice-prefeito. Na quinta-feira (24/06) ele já havia contrariado Enivaldo dos Anjos e o grupo político do prefeito, quando se lançou, prematuramente, como candidato a deputado estadual em 2022, o que também provocou a sua demissão. A Legislação Eleitoral proíbe lançamento de candidaturas fora de época. O lançamento só pode acontecer após as convenções partidárias, que serão em meados do próximo ano.

No vídeo que gravou e postou em suas redes sociais, Gustavo Lacerda está se autopromovendo e dizendo que o melhoramento da posição do município no mapa do Covid era uma vitória dele pessoalmente, esquecendo todo um envolvimento de pessoas que trabalham pela causa.

No vídeo, Gustavo Lacerda informa que Barra de São Francisco passou para o Risco Baixo na nova classificação do combate à Covid/19 feita pelo  do Governo do Estado.

“…Acabei de receber o Mapa de Risco do Governo do Estado e eu estou muito feliz pelo trabalho da Secretaria de Saúde, muito feliz pelo comportamento da nossa população. Acabamos de entrar no Risco Baixo. Isso é uma vitória da Secretaria de Saúde, isso é uma vitória do povo de Barra de São Francisco, isso é uma vitória minha como Secretário de Saúde. Obrigado a todos, que Deus nos abençoe“, disse Gustavo no vídeo.

“Esta é uma posição pessoal do secretário Gustavo Lacerda; não é uma posição da administração. A Prefeitura entende que várias mãos estão envolvidas no combate ao Covid/19, começando pelo presidente Jair Bolsonaro que compra as vacinas, passando pelo governador Renato Casagrande, que investe recursos do Estado e organiza as operações de combate, e vai até aos operadores da Saúde. Estes, sim, são os verdadeiros heróis. O Município apenas recebe as instruções e conta com os seus servidores, verdadeiro orgulho da Prefeitura nesta guerra”, enfatizou o prefeito Enivaldo dos Anjos.

Devido ao vídeo menosprezando autoridades e servidores, o prefeito entendeu que Gustavo Lacerda não possui mais condições de comandar a Secretaria da Saúde e comunicou, no sábado (26/06), o seu desligamento definitivo:

“Agradecemos o trabalho até agora exercido pelo Gustavo Lacerda e, como vice-prefeito, ele continuará ser considerado como parte efetiva da administração, podendo ocupar outros espaços”, disse Enivaldo dos Anjos.

Prefeito considera egoísmo candidatura lançada pelo vice

Ainda no sábado (26/06), Enivaldo dos Anjos disse ter se decepcionado com o comportamento do vice-prefeito Gustavo Lacerda em articular sua candidatura a deputado estadual, chegando a lançá-la em entrevista a um portal de notícias de Barra de São Francisco.

Fez o lançamento quando a administração não tem nem seis meses completos e os problemas do município são muitos a serem enfrentados.

Além da divulgação da nota com sua candidatura, sem discutir o tema com o  grupo político, Gustavo Lacerda colocou por conta própria o nome do empresário Maurício Toledo, amigo do prefeito Enivaldo dos Anjos, como candidato a deputado em 2022. Maurício já foi prefeito de Mantena, município mineiro vizinho a Barra de São Francisco. Recentemente, Gustavo Lacerda compareceu à Câmara Municipal de Água Doce do Norte, onde foi pedir votos aos vereadores e ao prefeito Abraão Linconl.

O prefeito Enivaldo considerou prejudicial à administração a antecipação de candidatura, uma vez que  está fazendo várias obras em parceria com o Governo do Estado:

“A precipitação política feita pelo vice (Gustavo Lacerda) pode dar vários prejuízos ao município. A atitude dele foi uma infantilidade política irrecuperável .   Na política é preciso ter espírito público e inteligência nas ações. Estamos buscando recursos e equipamentos para Barra de São Francisco e um comportamento deste só vem a prejudicar”, lamentou o prefeito.

Segundo Enivaldo, nenhum gestor pode ter sua administração boicotada. “O município espera muita ajuda do Governo do Estado e precisa tratar de candidaturas com o governador (Renato Casagrande) até para lhe demonstrar fidelidade e parceria. Não se pode criar projetos pessoais, até porque não se pode entrar num grupo político já querendo todos os espaços. É preciso ir construindo histórias e confiança no grupo”, frisou o prefeito, que completou:

“Recebemos o Gustavo no grupo, vindo do grupo dos Pereiras, e ele foi avalizado pelo vereador e presidente da Câmara, Alemão Vitorino. Ganhou no grupo logo uma vice, em detrimento de vários companheiros antigos. Gosto muito do Gustavo, mas ele cometeu um grave erro político. Ao se colocar como candidato, ficou impedido de continuar na Secretaria de Saúde. Todos têm direito de disputar candidaturas, todos são livres politicamente”.

(A foto principal desta reportagem é uma montagem do Site Barra)