A Polícia Militar do Espírito Santo realizará uma pesquisa de vitimização policial no seu efetivo. Desenvolvida por alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e professor orientador, o estudo avaliará a percepção de risco no público alvo e vai comparar os resultados entre os policiais no início de carreira com os demais.
Segundo o diretor de Ensino Instrução e Pesquisa da PMES, coronel Alessandro Marin, a pesquisa é um trabalho inédito nas corporações policiais, pois contará inicialmente com uma amostra mínima de policiais que atenderá a hipótese de comparação entre os grupos.
“Além disso, será um legado para o futuro da Polícia Militar que avaliará as condições de percepções do efetivo ao longo do tempo, atentando para necessidades de revisão, se necessário, da grade curricular nos processos de formação e capacitação policial”, explicou o coronel.
O levantamento proposto faz parte da disciplina Pesquisa Aplicada à Segurança Pública e Mapeamento Criminal com coordenação do doutor Pablo Jabor, pesquisador do Instituto Jones dos Santos Neves e professor da Academia de Polícia Militar do Espírito Santo, no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO, que prepara capitães para assumir a função de Oficiais superiores na gestão estratégica da corporação.
De acordo com o acadêmico, a estrutura da pesquisa contará com quatro tópicos relevantes: o perfil do militar, situações de vitimização ao longo da carreira policial militar, hábitos e fatores de insegurança no trabalho e percepção de risco.
O diretor de Comunicação Social da Polícia Militar, coronel José Augusto Píccoli de Almeida, declarou que “é um trabalho que envolverá outras diretorias como a de Direitos Humanos e Política Comunitária, Diretoria de Saúde e Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Ao longo da preparação da pesquisa outros setores da instituição poderão ser demandados para contribuir com o seu objeto, usando todo potencial de conhecimento dos capitães do CAO sob a coordenação de um grande pesquisador do Instituto Jones”.
(Fonte: Portal da PMES)