O deputado estadual Rafael Favatto está com os dias contados como presidente do Patriota no Espírito Santo – partido que já está abrigando, no âmbito nacional, a família Bolsonaro. Rafael está sendo “convidado” a deixar a presidência Regional do Patriota ou até mesmo se desfilar do partido. Em seu lugar, presidente Nacional do Patriota, Adilson Barroso, vai colocar o vereador Gilvan da Federal, eleito no ano passado para a Câmara Municipal de Vitória. O planos da direção nacional do Patriota é que Gilvan da Federal seja o candidato da direita ao cargo de governador do Estado em 2022.
Adilson Barroso quer que o Patriotas se torne, em todos os Estados, num partido genuinamente bolsonarista. Gilvan da Federal é bolsonarista e forte aliado dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro – de quem é colga na Polícia Federal – e o senador Flávio Bolsonaro, que já está no comando do Patriota no Estado do Rio de Janeiro desde a semana passada.
Rafael Favattto, no entanto, não é considerado defensor do Presidente da República e está longe de ser bolsonarista, segundo fontes ouvidas pelo Blog do Elimar Côrtes. Nos últimos dias, Gilvan da Federal tem se reunido com outras lideranças do Patriota para alinhar a forma com que comandará a legenda no Estado.
Disposto a enfrentar obstáculos, Gilvan da Federal pode até mesmo se candidatar a governador do Estado nas eleições do próximo ano, como forma de ampliar o palanque de Jair Bolsonaro no Espírito Santo. Se a candidatura se concretizar, Gilvan acabaria, assim, com as pretensões do ex-deputado federal Carlos Manato, que não tem a mesma afinidade e nem prestígio com a família do Presidente da República como tem o vereador.
Carioca, Gilvan da Federal foi eleito ano passado graças aos seus esforços pessoais, sua disposição e ideais. Ele foi boicotado pela direção do Patriota, principalmente o então candidato a o prefeito de Vitória, o deputado estadual Capitão Assumção.
O vereador quase não teve espaço nas propagandas gratuitas na TV e no rádio durante a campanha de 2020. Sua campanha foi toda focada nas redes sociais, onde Gilvan da Federal tem mais de 20 mil seguidores apenas no Facebook. Ele foi eleito com 1.560 votos.
Em breve, o próprio presidente Jair Bolsonaro deverá se filiar ao Patriota. Hoje, ele está sem partido, depois de se desligar do PSL. O senador Flávio Bolsonaro já se filou ao Patriota e vem fazendo uma “faxina” no partido no Rio.