Um mês e meio depois de representar contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por meio de uma Notícia Crime junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), o delegado Alexandre Silva Saraiva acaba de ser exonerado do cargo de superintendente Regional da Polícia Federal do Amazonas. Ele está sendo transferido para a Delegacia da Polícia Federal em Volta Redonda, municípios localizado no Sul do Estado do Rio de Janeiro. Salles é um dos ministros mais queridos pelo presidente Jair Bolsonaro.
A punição está publicada no Boletim de Serviço da Polícia Federal desta quinta-feira (27/05) e é assinada pelo diretor-geral da PF, Paulo Maiurino. No dia 14 de abril de 2021, a imprensa noticiou que o então superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, enviou ao STF uma Notícia Crime contra o ministro Ricardo Salles e o senador Telmário Mota (Pros-RR).
No decreto da transferência de Alexandre Saraiva para Volta Redonda, o diretor-geral da PF informa que o delegado terá direito aos benefícios referentes a duas ajudas de custo, passagem e transporte de mobiliário e bagagens.
Na Notícia Crime, o delegado federal apontou a possibilidade de ocorrência dos crimes de advocacia administrativa, organização criminosa e o crime de “obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais.” E
Na mesma ocasião, a direção geral da Polícia Federal afastou Alexandre Saraiva da Superintendência Regional do Amazonas, alegando que ele seria exonerado do cargo pelo delegado Leandro Almada.
No dia 19 de maio deste ano, o ministro Ricardo Salles e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, foram alvos da Operação Akuanduba da Polícia Federal, que investiga a exportação ilegal de madeira para Estados Unidos e Europa.
A operação foi autorizada pelo ministro do Alexandre de Moraes, do STF, que também determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles, o afastamento preventivo de Bim do comando do Ibama e o de outros nove agentes públicos que ocupavam cargos e funções de confiança nos órgãos.
O delegado Alexandre Saraiva comemorou, em seu perfil no Twitter, a operação que fez buscas contra o chefe do Ministério do Meio Ambiente. Saraiva compartilhou uma matéria sobre a Operação Akuanduba e reproduziu trecho de um salmo bíblico: “Regozijem-se os campos e tudo o que neles há! Cantem de alegria todas as árvores da floresta”.
Em outra publicação, o delegado compartilhou uma imagem sobre a investigação que mira ‘grave esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais’ e registrou: “Tudo pela Amazônia”. Em seguida, sem mencionar as apurações ou Salles, o delegado publicou a imagem de um personagem do desenho animado ‘Carangos e Motocas’ com balão de fala registrando: “Eu te disse, eu te disse”.