Morreu na manhã desta quarta-feira (28/04) o major da Polícia Militar Charles Souza da Silva, de 48 anos, que estava internado no Hospital da PM (HPM), em Bento Ferreira, Vitória. Amigos, colegas de farda e o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, prestaram homenagem ao major Charles pelas redes sociais. Amigos destacam características que forjaram o major Charles na PMES: foi um oficial que nunca temeu os perigos da profissão; foi valente, corajoso e um militar ‘destemido, disciplinado e respeitoso no exercício de uma vocação que trazia em seu próprio rosto’.
Charles ingressou na Polícia Militar do Espirito Santo por meio do Curso de Formação de Oficiais em 13 de março de 1996. Segundo Nota de Pesar da PM, “o honroso oficial cumpriu 25 anos nas fileiras da corporação”.
Atuante em serviços operacionais, administrativos e de instrução, major Charles trabalhou vários anos na Unidade de Operações Especiais da PMES, sendo inclusive comandante da Companhia Independente de Missões Especiais (CIMESP). Foi instrutor de diversos cursos, entre eles de negociação e de tiro defensivo, ações táticas especiais e outros na Academia da Polícia Militar.
“Ele contribuiu com afinco na renovação bélica da PMES ao integrar em 2006 o grupo especial para aquisição de armamentos da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Pessoal, tornando-se este oficial superior uma referência nacional na área de armamento e material bélico”, pontuou o comandante Caus.
Ainda de acordo com o Comando-Geral da PM, major Charles teve uma trajetória profissional exemplar, cumprindo com esmero e dedicação todas as missões recebidas. “Nunca se eximiu de suas responsabilidades quando do chamamento. Sua ficha funcional era o seu cartão de apresentação com elogios diversos e extensa produtividade institucional”, escreveu o coronel Caus.
O corpo do major Charles será encaminhado ao Quartel do Comando-Geral da PMES, onde acontecerá o velório, no Ginásio de Esportes pelo período da tarde desta quarta-feira (28/04), após liberação do serviço de saúde. Recentemente, Charles teve problemas neurológicos.
O sepultamento tem previsão para ocorrer na manhã de quinta-feira (29/04), no Cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, na Serra, em horário a ser confirmado.
“Sentimo-nos consternados por essa grande perda e nos compadecemos junto aos seus familiares nesse momento de tamanha dor, rogando a Deus que conforte nossos corações em luto”, sintetizou o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus.
O coronel da Reserva Remunerada Júlio Cezar Costa trabalhou com o major Charles, de quem foi comandante na Diretoria de Apoio Logístico da Polícia Militar (DAL). O coronel Júlio Cezar, que foi diretor da DAL entre 2009 e 2010, destaca em Nota de Pesar a garra e aos apegos de Charles aos princípios que norteiam a PMES. O coronel Júlio Cezar também presta uma homenagem ao major Charles:
Foi-se um Valente!
A sua garra e apego aos princípios de nossa Instituição são exemplos para nós, soldados da Terra de Ortiz.
No BME, na Força Nacional e na CIMESP, você não temeu a metralha, não temeu os perigos cotidianos da nossa profissão. Foi valente e corajoso, um soldado destemido, disciplinado e respeitoso no exercício de uma vocação que trazia em seu próprio rosto.
Com saudades lembraremos de seu relevante trabalho na DAL, quando da modernização da Polícia Militar. À frente do Centro de Documentação, você coordenou a digitalização e microfilmagem dos arquivos centenários, algo inédito à época. Como responsável pela renovação do armamento da Corporação, você fez muito. Deixou o legado de honestidade e eficiência.
Hoje choramos a sua partida, mas nos convencemos de que o seu exemplo de honra e valor irá transcender ao seu breve período de vida entre nós, apenas 48 anos.
Vamos sempre nos lembrar de sua educação, cordialidade, amizade, profissionalismo e amor pela gloriosa PMES. Você nos fará muita falta!
Que as doces consolações do Deus eterno estejam sobre todos os familiares, irmãos e amigos.
Adeus Major Charles Souza da Silva. Você não será esquecido!
Vitória, ES – 28 de abril de 2021.
Cel RR Júlio Cezar Costa, ex-Diretor de Apoio Logístico da PMES.