Ao inaugurar a nova sede da 3ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), localizada no bairro Santa Helena, em Vitória, o governador Renato Casagrande ressaltou a importância da união dos Poderes em prol da segurança pública, afirmando que “quase todos os problemas são jogados nas costas” da PM. Ele também destacou as melhorias que seu Governo em realizado na capital capixaba.
“São três grandes obras em Vitória, que continuaremos trabalhando juntos com a Prefeitura nesses dois anos. Uma é a ampliação da Terceira Ponte que já está se iniciando. Em breve, entregaremos outra parte do Portal do Príncipe para dar mais fluxo aquela região e também faremos uma obra estruturante na Reta do Antigo Aeroporto até a chegada de Carapina, na Serra. São obras que mudarão por completo a mobilidade urbana na Grande Vitoria”, destacou Casagrande.
O imóvel da nova sede da 3ª Cia do 1º BPM foi cedido pela Prefeitura Municipal de Vitória, que custeou toda a reforma da Companhia. São cerca de 270 metros quadrados de área construída, incluindo a reformulação do layout da edificação para atender às especificidades de uma companhia policial militar, com a construção de salas administrativas, vestiários e plantão com bancada/guichê para atendimento ao público.
Ao todo, 48 policiais vão atuar na unidade conforme as escalas do planejamento prévio operacional. Eles atenderão os bairros Barro Vermelho, Enseada do Suá, Ilha do Boi, Ilha do Frade, Praia do Canto, Praia do Suá, Santa Helena, Santa Lúcia e Santa Luíza. Antes da reforma, a 3ª Companhia do 1º Batalhão estava com sua sede no bairro São Cristóvão. A partir de agora, situada em um local estratégico, a Companhia terá o espaço e instalações mais adequadas para seus policiais e para atender à população.
Renato Casagrande participou da inauguração, no dia 20 de abril de 2021, e destacou a união dos esforços na melhoria da segurança pública.
“Esse é um trabalho que se iniciou no ano passado e que consolidamos hoje. Uma união das nossas forças de segurança com a Guarda Municipal. Quase todos os problemas são jogados nas costas da Polícia Militar, mas existe um trabalho que envolve também o lado social, além do fato de termos herdado as forças de segurança desestruturadas. Estamos recompondo o efetivo, equipando e valorizando”, disse o governador.
A 3º Cia do 1º Batalhão funcionará 24 horas por dia e conseguirá atender as demandas da comunidade em qualquer horário. É o que ressalta o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus:
“O patrulhamento ostensivo permanecerá nos nove bairros e, além disso, a Companhia servirá de apoio para dar dignidade ao nosso policial militar no seu ambiente de trabalho e uma forma melhor de receber o cidadão capixaba”, explicou.
Responsável pela Companhia desde 2018, o capitão Fernando Sampaio lembrou que o local estratégico auxiliará em um patrulhamento mais eficaz. “Com a aproximação da Companhia, o deslocamento das viaturas acontecerá na área que será policiada e, com isso, aumentará o fluxo de policiais nos bairros”, declarou.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, essa é uma das ações da corporação para aumentar a sensação de segurança na região, mas ressalta que esse trabalho das forças policiais precisa do apoio de todos os setores da sociedade.
“A Segurança Pública precisa ganhar, de fato, um espaço para ser discutida. Nessa região há um desgaste grande por conta dos crimes patrimoniais, principalmente o furto. Hoje temos uma legislação que pouco pune esse tipo de infração e gera um desgaste do trabalho policial. Esperamos que, com isso, possamos melhorar a situação nessa região tão importante e os moradores possam se sentir mais seguros”, apontou o secretário.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou o trabalho da Polícia Militar e citou a união dos trabalhos na área social e policial, que são eixos do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, como forma de continuar na redução da criminalidade.
“Importante momento em que trazemos para a 5° região em estar próximo à PM. Na Capital, de janeiro até hoje, tivemos uma redução em mais de 62% em furtos e roubos em via pública. É um trabalho de união dos esforços. Já autorizei a Guarda Municipal a intervir em parceria com a Polícia Militar onde necessitar. Vamos continuar integrando o trabalho social com a segurança pública”, disse o prefeito.
O deputado Luiz Durão, presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, acredita que a inauguração da unidade em um local tão estratégico é um passo importante no combate à criminalidade. “São ações como essa que promovem uma melhoria global na segurança pública do nosso Estado. Parabenizo o governador Renato Casagrande pela iniciativa, pois acredito que uma polícia forte é aquela que tem boa infraestrutura e valoriza os seus profissionais”, destacou o parlamentar.
Também estiveram presentes os secretários de Estado Álvaro Duboc (Economia e Planejamento) e Coronel Aguiar (Casa Militar); os deputados estaduais Emílio Mameri, Janete de Sá, Luciano Machado e Hudson Leal; a vice-prefeita de Vitória, Capitã Estéfane; o presidente da Junta Comercial do Espírito Santo (Jucees), Carlos Rafael; além de vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias.
(Fotos: Hélio Filho/Secom)