O mês de março segue na linha de queda dos registros de homicídios no Estado. Em todo o Espírito Santo, a redução nos homicídios é de 15,7%. São 54 mortes a menos que o mesmo período de 2020.
Com metade da população e os conflitos sociais mais complexos do Estado, a Grande Vitória registrou 45% dos homicídios no Espírito Santo, em uma redução de 35,8% nos crimes, comparados ao 1º trimestre de 2020.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em janeiro de 2021 o Espírito Santo registrou 108 assassinatos, contra 95 no ano anterior. Em fevereiro, foram 82, enquanto em 2020 foram registrados 109 homicídios.
Na Grande Vitória, em janeiro deste ano foram 49 mortes; em fevereiro 32; e, em março, 50. No ano passado, foram registrados 51, 61 e 92 assassinatos nos primeiros três meses, respectivamente.
Após o melhor fevereiro da série histórica, o Comando de Polícia Ostensiva Metropolitana (CPOM) estabeleceu em março o menor número de homicídios dos últimos anos, com 50 registros.
O comandante do CPOM, coronel Laurismar Tomazeli, atribui tal resultado ao empenho dos comandantes dos Batalhões da Grande Vitória e ao trabalho incansável de toda a tropa, nas diversas operações de saturação, pontos de bloqueio e ostensividade, fiscalização de eventos ilegais, ocupação de áreas conflagradas e atuação em conjunto com as comunidades e forças de segurança parceiras.
Tais ações permitiram que inúmeros criminosos fossem tirados de circulação, com a frequente apreensão de armas de fogo, drogas e objetos ilícitos, sempre com o objetivo de garantir maior sensação de segurança à população.
“Nosso principal objetivo é atender bem ao cidadão e sua família, não permitindo que haja espaço para o crescimento da criminalidade”, registrou Tomazeli.
A intenção é manter as operações e, além de obter bons resultados na redução da violência letal no Estado, continuar com as intervenções que também mantenham em redução os demais crimes atendidos pela PMES.
(Com informações também do Portal da PMES)