O Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol/ES) e a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros (ACS/ES) ressaltaram a importância da decisão do governador Renato Casagrande (PSB), anunciada na tarde de quinta-feira (25/03), que é a de iniciar a vacinação contra a Covid-19 dos operadores da segurança pública do Estado a partir do dia 15 de abril.
Terão direito a vacinação policiais civis, militares, federais e rodoviários federais, bombeiros militares, inspetores penitenciários, agentes socioeducativos, guardas municipais e agentes de trânsito. Entrarão também na lista os policiais que integram a Guarda Nacional de Segurança que se encontra numa Força Tarefa, em Cariacica, desde agosto de 2019.
Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, Casagrande anunciou a adoção de novas medidas restritivas durante o período de quarentena, que visa o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo. As medidas de quarentena serão prorrogadas até o dia 04 de abril (domingo da Páscoa). O governador Renato Casagrande também anunciou o início da vacinação dos trabalhadores da segurança pública e da educação, a partir do dia 15 de abril.
“Estamos no oitavo dia da quarentena. Avançamos na redução da interação entre as pessoas nesses dias, mas é preciso reconhecer que nós precisamos avançar mais. É importante que a gente compreenda que os dados que a gente tem são dados que ainda têm de deixar todos os capixabas preocupados. É preciso adotar novas medidas para que possamos diminuir a interação e melhorar os indicadores que discutimos todos os dias com a sociedade”, afirmou o governador.
Entre as novas medidas anunciadas que serão válidas a partir deste domingo (28), estão: a mudança na classificação dos serviços e atividades essenciais que podem funcionar, além da suspensão do transporte coletivo (metropolitano, intermunicipal, interestadual e municipal) em todo território capixaba.
Para o presidente do Sindipol/ES, Aloísio Fajardo, o início da vacinação dos policiais vai dar aos profissionais uma maior segurança para continuar trabalhando:
“Os policiais civis e demais servidores da segurança pública não pararam em momento algum de trabalhar desde o início da pandemia, em março de 2020. Estamos nas ruas diariamente e tendo contato com toda a população”, frisou Fajardo.
Segundo ele, os profissionais da segurança pública e da educação passarão a ser vacinados com a reserva técnica de 5% dos lotes que chegarão ao Espírito Santo.
“Serão vacinados aqueles que estiverem em atividade, na linha de frente do trabalho, começando pelos profissionais de maior idade”, explicou o presidente do Sindipol.
“Foi, sem dúvida, mais uma vitória de toda categoria policial civil”, completou Aloísio Fajardo, ao lembrar dos pedidos que o Sindipol enviou ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde visando garantir a vacinação da categoria.
Por sua vez, o presidente da ACS/ES, cabo PM Jackson Eugênio Silote, também ficou agradecido e feliz com o anúncio do início da vacinação dos policiais e bombeiros militares e demais operadores da segurança pública:
“Recebemos esse anúncio do governador Renato Casagrande com o sentimento de vitória e reconhecimento dos profissionais da segurança pública, em especial, os nossos policiais e bombeiros militares, que estão diariamente à frente do enfrentamento a Covid-19, correndo riscos de serem atingidos e também de estarem agindo como agentes transmissores do vírus entre os seus pares”, disse cabo Eugênio.
Segundo ele, em momento algum o militar estadual cessou suas atividades, os bombeiros militares continuaram suas atividades de prevenção e salvamento, o policial nunca deixou de seguir com seu compromisso de garantia da segurança pública.
“Mesmo com a perda de vidas, nós continuamos na linha de frente em prol da sociedade capixaba”, ponderou cabo Eugênio.
Ele apresenta números graves. Disse que até o quinta-feira (25/03) pelo menos 1.694 policiais e bombeiros militares foram infectados com a Covid-19 no Espírito Santo. Cabo Eugênio acrescentou que 134 militares estão afastados do serviço devido ao coronavírus.
“Além disso, temos a triste marca da perda de cinco irmãos de farda que estavam na ativa. Desde o anúncio da vacinação em todo o País, a ACS/ES já vinha dialogando com representações públicas em busca da inclusão imediata dos policiais e bombeiros militares entre as prioridades para vacinação no Plano Nacional de Imunização contra a COVID-19”, completou cabo Eugênio.
Em janeiro de 2021, a Associação Nacional das Entidades Representativas dos Militares e Pensionistas do Brasil (ANERMB) – da qual a ACS/ES é filiada e ocupante de assentos de diretoria – solicitou ao deputado federal Major Vitor Hugo, através do ofício 010/2021, que intercedesse junto ao Ministério da Saúde no sentido de garantir a inclusão imediata dos policiais e bombeiros militares entre as prioridades para vacinação no Plano Nacional de Imunização contra a COVID-19.
“O momento atual revela que a população brasileira precisa dos servidores de segurança. A ACS/ES, no dia 10 de fevereiro, protocolou na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) um ofício solicitando prioridade aos policiais militares. E estamos sendo atendidos”, ponderou o presidente da maior entidade de classe dos policiais capixabas.
Ainda este mês, cabo Eugênio encaminhou ofício ao novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando a inclusão dos policiais e bombeiros militares na posição de destaque na lista de prioridades para a vacinação no Plano Nacional de Imunização.
Deputado Coronel Quintino também faz agradecimento ao governador
O deputado estadual Alexandre Quintino, o Coronel Quintino (PSL), também agradeceu ao governador Renato Casagrande pelo anúncio de iniciar a vacinação dos operadores da segurança pública agora em abril. No dia 23 de fevereiro deste ano, a Assembleia Legislativa já havia aprovado Projeto de Indicação do Coronel Quintino, que solicitava ao Governo do Estado para incluir a todos os servidores da Segurança Pública do Espírito Santo no grupo prioritário no Plano de Vacinação da Covid-19.
“Agradecemos ao Governo do Estado pelo atendimento à nossa indicação Nº 307/2021, ao anunciar que a partir de 15 de abril os servidores de segurança pública serão vacinados, de forma prioritária, contra Covid-19. Desde o começo da pandemia, em nenhum momento, estes servidores da segurança pública deixaram de cumprir com seu dever funcional e social, mesmo com risco da própria vida, no enfrentamento desta doença”, pontuou Quintino.