Ao participar, na tarde de segunda-feira (08/03), de uma solenidade no Quartel do 7º Batalhão da Polícia Militar (Cariacica), no bairro Tucum, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, destacou a importância do papel do policiamento feminino na corporação:
“A mulher policial militar enfrenta uma jornada diária exaustiva dividida entre cuidar da casa, dos filhos e ser uma profissional. Muitas militares desempenham esse papel com muita dedicação e esmero, na mais perfeita sintonia. Essas guerreiras agregam imenso valor à instituição”, pontuou o coronel Caus.
O efetivo feminino e as colaboradoras civis que trabalham no 7º BPM mais uma vez foram homenageadas em solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O comandante do 7º BPM, tenente- coronel Paulo Roberto Schulz Barbosa, e a subcomandante, major Viviane Saliba Nascimento, organizaram uma cerimônia singela e emocionante, que contou também com a participação da esposa do comandante Caus, Renata Caus.
Em sua fala, o comandante-geral da PM lembrou a entrada das mulheres nas fileiras da PMES, no ano de 1983, ressaltando os obstáculos e desafios vencidos até aqui.
“Com o seu ingresso em nossa instituição, as mulheres trouxeram com elas um processo de transformação de visões, pensamentos e formas de agir diante das mais variadas e complexas questões. Mesmo diante de sua delicadeza, esconde uma natureza intensa e eclética, que mostra força e resiliência”, disse o coronel Douglas Caus.
“Minhas homenagens se estendem às mães, esposas e filhas de policiais militares da PMES. Hoje parabenizo a todas as mulheres em geral, mas em particular aquela que abraçou uma carreira tão desafiadora e a exerce com louvor e humanidade”, pontuou o coronel Caus.
As policiais do Batalhão e as colaboradoras civis tomaram posição de destaque para receber um brinde como agradecimento e reconhecimento do comando do 7º BPM. Em momento especial, a soldada Letícia Santana também foi homenageada em virtude de sua atuação em ocorrência meritória, juntamente com seu parceiro de serviço, sargento Malhame. Os dois militares salvaram a vida de uma criança de apenas 17 dias, que estava com as vias aéreas obstruídas. O fato ocorreu no bairro Castelo Branco, em Cariacica, no dia 1º de março de 2021.
Em sua fala, a sargento Juliana, lotada no SPAJM da Unidade, refletiu em como a policial militar feminina ingressou no time de mulheres empoderadas, sendo mães, filhas, esposas, que não só cuidam de seus lares e familiares, como também se arriscam indo para ruas defender a sociedade.
Logo após, o tenente-coronel Schulz agradeceu todo o seu efetivo feminino, elogiando o esforço, dedicação e esmero que as militares têm demonstrado no desempenho dos seus serviços.
“Vocês ocuparam uma posição de destaque, elevando o nome da PMES. Fico feliz com essa crescente representatividade. Como exemplo cito a minha subcomandante, mulher e profissional honrada, em quem confio e fico com a mente tranquila em tê-la ombreando comigo à frente do Batalhão”, ressaltou.
A esposa do coronel Caus, Renata Caus, também foi homenageada pelo tenente-coronel Schulz, em nome de todas as mulheres esposas de policiais militares, que os apoiam e dão força para suportar a rotina intensa da profissão.
(Com informações também do Portal da PMES)