O governador Renato Casagrande anunciou, na noite de quinta-feira, importantes mudanças no secretariado. Numa transmissão ao vivo pelas redes sociais e ao lado da vice-governadora Jacqueline Moraes, o governador apresentou a fusão das Secretarias de Desenvolvimento e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional. As duas áreas agora passam a compor a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento.
Tyago Hoffmann, que até então conduzia a Secretaria do Governo, assume a nova Pasta. Ele é economista e mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Também foi professor universitário por mais de 15 anos, atuando em diversas disciplinas nas áreas de economia e administração pública.
Casagrande anunciou também que o ex-prefeito de Viana e presidente da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), Gilson Daniel (Podemos), passa a ocupar o cargo de secretário de Governo, para dar sequência ao trabalho desenvolvido por Tyago Hoffmann.
Por sua vez, a professora e pesquisadora Cristina Engel, que comandava a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, será a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Ela assumirá, assim, o posto de Dênio Rebello Arantes, que vai compor a equipe da nova Secretaria como subsecretário.
Com a fusão das pastas, atribui-se ao secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneipp, um posto de diretoria no Banco de Desenvolvimento do Espirito Santo (Bandes) para continuar o trabalho na promoção de desenvolvimento do Estado.
“As mudanças são importantes num momento em que ganhamos muita velocidade nas entregas do Estado”, informou o governador Renato Casagrande.
Também na quinta-feira (25/02), o governador também informou que a indicação do diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo, Munir Abud de Oliveira, foi aprovada pelo Banco Central do Brasil. Munir Abud tomará posse oficialmente no cargo na próxima segunda-feira (1º/03).
“O Bandes passou por uma modernização administrativa, reposicionamento comercial e reversão de resultados. Agora vamos dar uma atenção especial ao sistema de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Espírito Santo, bem como buscar a desburocratização de projetos em andamento, assegurando o desenvolvimento econômico do Estado”, pontuou Casagrande.
Munir Abud, que é advogado, foi diretor-presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado do Espírito Santo (ARSP), procurador-geral de Anchieta e conselheiro da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo OAB/ES.