A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) realizou a entrega de 500 espargidores (spray) de pimenta médios, que serão distribuídos aos agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória. A entrega ocorreu na tarde de terça-feira (09/02).
O produto é controlado, e a aquisição foi autorizada pelo Exército Brasileiro. Os equipamentos serão utilizados como armamento não letal, para possibilitar o uso progressivo da força dos agentes.
“Essa entrega reforça a importância de renovação dos equipamentos utilizados pela Guarda Civil Municipal de Vitória, para garantir o bom funcionamento do serviço”, afirmou o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, parabenizou a Semsu pela aquisição. “É eficaz, dá resultado, garante à Guarda Civil Municipal a segurança para agir. Temos uma Guarda que caminha ao lado da comunidade, mas que terá uso da força, caso tenha necessidade. Teremos novas viaturas, instalação da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), e a cidade verá a presença dos nossos agentes cada vez mais”, garantiu o prefeito.
A vice-prefeita da Capital, capitã Estéfane, também destacou a importância do equipamento. “O gás de pimenta é um instrumento muito útil dentro do escalonamento da força. Quando estamos em uma situação crítica, é o gás de pimenta que controla a situação”, disse a vice-prefeita.
Também estiveram presentes o gerente de Proteção Comunitária da Guarda Civil Municipal, Ramile Pereira; o gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito da Guarda Civil Municipal, Brunno Xavier; o subsecretário Administrativo da Semsu, Luciano Forrechi, o inspetor Lins; e o coordenador Maciel, ambos da Guarda Civil Municipal; além dos vereadores Armandinho Fontoura, Duda Brasil e André Brandino; o secretário Municipal de Esportes e Lazer, Sandro Parrini; e a secretária municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Neuza de Oliveira.
No dia 12 de janeiro, a Guarda Municipal já havia recebido novas armas. A corporação recebeu pistolas do modelo Taurus TH.40 e espingardas específicas para atividades policiais – modelo CBC calibre 12 -, que modernizam as condições de trabalho dos agentes.
“Nossa equipe está à disposição dos agentes para que nós possamos desenvolver nossas ações e nossos projetos, e estamos abertos a sugestões e a ouvir cada um de vocês durante a gestão. Temos uma nova metodologia para que a Guarda Civil Municipal possa ter visibilidade e seu destaque na capital”, afirmou o secretário Ícaro.
(Fonte: Portal da PMV)