Ao ser reeleito mais uma vez para presidir a Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o deputado Erick Musso (Republicanos) pregou união entre os poderes e reafirmou sua lealdade ao governador Renato Casagrande (PSB). Erick recebeu 28 votos dos 30 possíveis.
Este vai ser o terceiro mandato consecutivo de Erick no comando do Legislativo Estadual (2017/18, 2019/20 e 2021/22). A eleição para os integrantes da Mesa Diretora ocorreu na tarde desta segunda-feira (1º/02) em sessão preparatória híbrida. Logo após a eleição, integrantes da nova Mesa Diretora se dirigiram ao Palácio Anchieta, onde foram recebidos pelo governador Renato Casagrande (PSB).
Além de Musso, a Mesa da Ales ainda vai contar com o 1º secretário, Dary Pagung (PSB); e o 2º secretário, Coronel Alexandre Quintino (PSL). A 1ª vice-presidência segue com Marcelo Santos (Podemos) e o 2º vice-presidente é Dr. Rafael Favatto (Patri). Os 3º e 4º secretários serão, respectivamente, Raquel Lessa (Pros) e Adilson Espindula (PTB).
Bolsonarista assumido e opositor do Governo Estadual, o deputado Torino Marques, que na legislatura que se encerrara ocupava o cargo de 2º vice-presidente, desta vez ficou de fora da Mesa Diretora. Ele chegou a reclamar por ter sido barrado da chapa.
Em seu discurso da vitória, Musso lamentou as milhares de mortes por Covid-19 no Estado e no País e pregou a união entre os poderes, as entidades de classe e a sociedade civil organizada. Ele reforçou que este ano será tão difícil quanto o que passou em virtude da permanência dos efeitos da pandemia do novo coronavírus em vários segmentos.
“Estamos vivendo efeitos econômicos e sociais que não podem ser negligenciados. Por isso foi construída uma estratégia de união de forças, não de divisão. O progresso só advém da união”, afirmou.
“Gostaria também de agradecer ao governador Casagrande pela parceria e confiança e por nos conduzir ao caminho do desenvolvimento econômico e social e da cura”, prosseguiu Erick Musso.
O presidente destacou ações da Assembleia Legislativa que ajudaram os municípios afetados pelas enchentes de janeiro de 2020, como a aprovação de projetos que deram origem ao Cartão Reconstrução para pessoas e empresas e o Fundo de Reconstrução ES, além da arrecadação de mais de 100 toneladas de alimentos que foram enviados para os atingidos.
Ales na pandemia
Outro ponto da fala do presidente tratou das ações da Casa durante a pandemia, como o reconhecimento de calamidade pública para 57 municípios capixabas, a permissão para o Executivo reverter valores de mais de 25 fundos públicos para o caixa estadual e a autorização para o Estado participar do chamado Fundo de Aval.
“Foi um ano atípico 2020 e quase três mil proposições foram protocoladas. Não paramos, trabalhamos ainda que de forma remota, em reuniões virtuais, realidade imposta pelo contexto da crise de saúde pública”, ressaltou.
Erick Musso ainda salientou que o início da vacinação traz esperança para todos e frisou que a Ales aprovou projeto que permite ao governo do Estado negociar insumos diretamente com os laboratórios, desde que tenham aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou de determinadas agências internacionais.
Também prometeu expandir os serviços ofertados pela Casa à população, ampliar a acessibilidade (durante a sessão começou a funcionar a transmissão em Libras) e aumentar o uso da tecnologia, que foi importante na elaboração de iniciativas como a Assembleia Cidadã e o Ales Digital.
Por fim, agradeceu a confiança do governador Renato Casagrande e assegurou que continuará trabalhando de forma harmônica e independente pelo desenvolvimento do Espírito Santo.
“Só a união salvará nosso País, deixando para trás toda e qualquer diferença. Deixo claro que os deputados e as deputadas podem contar comigo, com o diálogo permanente da Mesa Diretora”, concluiu.
Votação
Depois do início dos trabalhos da sessão, o deputado Erick Musso abriu o prazo para a inscrição das chapas e passou a presidência da sessão para Doutor Hércules (MDB), com os deputados Danilo Bahiense (sem partido) e Vandinho Leite (PSDB) como secretários. Somente a chapa vencedora foi apresentada. Em seguida passou-se à votação nominal. Apenas os deputados Iriny Lopes (PT) e Sergio Majeski (PSB) se manifestaram de forma contrária à chapa.
Majeski disse não entender o processo de composição de chapa e observou que há uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) discutindo a legalidade da reeleição para presidente de Assembleias. Já a petista disse não ter baseado seu voto em critério pessoal, mas apenas político.
Quem também justificou seu voto foi o deputado Freitas (PSB), que voltou à Casa para assumir um novo mandato, “Preciso reconhecer a grande capacidade de articulação do deputado Erick, que conseguiu construir uma unidade política. Construiu uma relação importante com o governador Casagrande”, disse. Ele falou que vai trabalhar pela governabilidade. Ainda destacou o protagonismo do Estado na condução da pandemia e a transparência da Assembleia capixaba.
Governador Casagrande recebe Mesa Diretora eleita da Assembleia Legislativa
O governador Renato Casagrande recebeu, no final da tarde desta segunda-feira (01/02), no Palácio Anchieta, a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Na ocasião, Casagrande anunciou a recondução do deputado Dary Pagung como líder do governo na Casa. O secretário-chefe da Casa Civil, David Diniz, que participou do encontro, representará o governo na abertura dos trabalhos na Assembleia nesta terça-feira (02/02).
(Com informações também do Portal da Ales)