Um dos responsáveis por investigações contra grupos de extermínio que agiam na Grande Vitória e com vasta experiência na elucidação de assassinatos, o delegado de Polícia Civil aposentado Cláudio Victor será o futuro secretário de Defesa Social de Cariacica. A Pasta é responsável pela Segurança Pública do município, colaborando na prevenção e no combate à violência e atua também na fiscalização e ordenamento do trânsito
O anúncio foi feito pelo prefeito eleito, Euclério Sampaio (DEM), na manhã desta terça-feira (29/12), ao revelar também que a Assessoria de Inteligência e Estatísticas da Secretaria Defesa Social passará a ser subordinada ao seu Gabinete e terá como coordenador o sargento da Reserva Remunerada da Polícia Militar Rogério Santos Guimarães, o Rogerinho.
Cláudio Victor iniciou a carreira na Polícia Civil em 1987, como escrivão. Em 1999, tornou-se delegado após ser aprovado em concurso público. Atuou em várias unidades, incluindo a antiga Delegacia de Crimes Contra a Vida, que, posteriormente, se tornou em Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa e, mais recentemente, em Departamento (DHPP). Cláudio Victor acompanhou a evolução administrativa da Polícia Civil, trabalhando também na DHPP, que ele chegou a comandar por seis anos.
Foi atuando como delegado da ‘Crimes Contra a Vida’ e depois da DHPP que o futuro secretário da ‘Segurança Pública’ de Cariacica retirou de circulação das ruas da Grande Vitória diversos grupos de extermínio que agiam em Cariacica, Serra, Vila Velha, Viana e Vitória.
Os grupos de extermínio escolhiam as vítimas e as matavam, abandonando os corpos em locais ermos. Geralmente executavam as vítimas com tiros na cabeça.
O delegado Cláudio Victor atuou também em superintendências da Polícia Civil. Seu último cargo na instituição foi o de chefe da Superintendência de Polícia Regional Metropolitana. Ele se aposentou em 2016 e assumiu, em fevereiro de 2017, o cargo de Diretor de Segurança Institucional da Assembleia Legislativa.
Cláudio Victor ficou muito feliz com o convite feito por Euclério Sampaio, de quem já é amigo há muitos anos. Afinal, Euclério, que neste fim de ano se despedirá do atual mandato de deputado estadual para assumir a Prefeitura Municipal de Cariacica, é investigador de Polícia aposentado.
“É uma honra muito grande poder trabalhar novamente com o Euclério Sampaio. Nos conhecemos há muitos anos e a amizade foi fortalecida no período em que estive como diretor de Segurança da Assembleia Legislativa. Espero, de todo coração, poder contribuir com a gestão dele, que sempre sonhou em ser prefeito de Cariacica”, pontuou Cláudio Victor.
O novo secretário Municipal de Defesa Social de Cariacica assegurou ainda que atuará firme, auxiliando as demais forças de segurança pública, como as Polícia Civil e Militar, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Nacional, que se encontra no município dentro do programa estabelecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública:
“Também atuaremos fortes na melhoria do trânsito dentro os bairros de Cariacica. Manteremos uma relação de integração com as demais forças de segurança, auxiliando dentro do que for necessário”. Cariacica possui Guarda Municipal apenas no papel. Existe, atualmente, concurso em andamento para a contratação de guardas municipais.
O 1º sargento Rogerinho foi para a Reserva Remunerada da Polícia Militar em setembro de 2019, depois de 31 anos trabalhando na Corporação. Desses 31 anos, ele passou 30 anos atuando no Serviço Reservado de Informações (P/2) do 7º Batalhão (Cariacica).
Há três décadas, o sargento Rogerinho tem amizade com Euclério Sampaio, que é investigador de Polícia Civil aposentado:
“Minha parceria com o prefeito Euclério Sampaio existe há mais de 30 anos, quando ele ainda era policial civil e trabalhava na antiga Delegacia Patrimonial. Fizemos muitas operações em conjunto”, relembra o sargento Rogerinho.
Em 6 de dezembro de 2018, o sargento Rogerinho foi um dos policiais lotados no 7º Batalhão da Polícia Militar homenageados pela Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pelo deputado Marcelo Santos, como parte das comemorações dos 30 anos do BPM. Rogerinho também já presidiu a Associação dos Militares do 7° BPM.
O prefeito eleito Euclério Sampaio comentou que a escolha pelo delegado Cláudio Victor e pelo sargento Rogerinho se deu em função da capacidade técnica dos dois profissionais:
“Eles já demonstraram competência e experiência no combate à criminalidade. Com certeza, continuarão ajudando as demais forças de segurança a melhorar o ambiente em Cariacica e devolver a paz aos nossos moradores”, disse Euclério Sampaio.
(Texto atualizado às 11h55 do dia 29/12/2020)