O delegado de Polícia Civil Ícaro Ruginski Borges Nascimento da Silva foi anunciado nesta sexta-feira (11/12) como futuro secretário Municipal de Segurança Urbana de Vitória. O anúncio foi feito pelo prefeito eleito da Capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que é delegado de Polícia licenciado por estar exercendo, atualmente, o cargo de deputado estadual. A vice-prefeita eleita, Capitã Stéfane, também participou do anúncio.
Esta será a primeira vez que um delegado de Polícia vai ocupar o cargo de secretário da ‘Segurança’ de Vitória. Geralmente, os prefeitos sempre nomeavam para o setor coronéis da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros – como o atual, Fronzio Calheira Mota – ou sociólogos ou assistentes sociais. A secretaria foi criada no final dos anos 90, pelo então prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas.
Paulista de nascimento, Ícaro Ruginski está no Espírito Santo desde 2007, quando foi aprovado em concurso público para o cargo de Delegado de Polícia Civil. É da mesma turma de Lorenzo Pazolini, com quem trabalhou também na Diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado (Sindepes). Ícaro chegou a ser vice-presidente do sindicato e, Pazolini, diretor Jurídico.
“Estou recebendo essa oportunidade dada pelo Lorenzo (prefeito eleito Lorenzo Pazolini) para acompanhá-lo na gestão. Chego com muita vontade de fazer um bom trabalho”, resumiu Ícaro Ruginski, que tomará posse no dia 2 de janeiro, junto com demais secretários – ele é o primeiro nome anunciado por Pazolini.
Atualmente, Ícaro Ruginski é o chefe da Superintendência de Polícia Regional Norte. Ele faz parte também da equipe de transição do prefeito eleito. O futuro secretário de Segurança Urbana é formado em Direito, pós-graduado em Direito Tributário e em Gestão Pública de Segurança Pública.
Ele já comandou as Delegacias de Ibatiba, Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (Denarc), integrou o Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas (Nuroc), Divisão de Furtos e Roubos de Veículos, Distrito Policial de Jardim Camburi.
“Na Superintendência de Polícia Regional Norte, o doutor Ícaro desenvolve um trabalho integrado com as forças de segurança que está gerando um resultado positivo, com a redução dos índices de criminalidade, especialmente o crime de homicídio”, pontuou o prefeito eleito, Pazolini.
Delegado extremamente competente e operacional, Ícaro Ruginski trabalhou em diversos casos importantes, tanto no combate à criminalidade urbana – tráfico, jogos clandestinos, assassinatos, roubos e outros –, como nos de corrupção. Foi um dos responsáveis pela prisão de diversos políticos, servidores públicos e empresários no âmbito da Operação Derrama, em janeiro de 2013, quando atuava como delegado no Nuroc.
Sua missão, como secretário de Segurança Urbana de Vitória, é motivar os agentes comunitários que atuam na Guarda Municipal. Não só motivar, mas garantir também que os agentes passem por treinamento:
“Temos uma Guarda Municipal que está há muito tempo sem se capacitar. Vamos reverter essa situação. Pelos primeiros levantamentos, a Guarda trabalha com coletes e spray de pimenta vencidos. Queremos que a Guarda Municipal de Vitória tenha o protagonismo que ela merece na segurança pública. Tento certeza que vamos apresentar um bom trabalho para a população de Vitória”, disse o futuro secretário.
“O objetivo inicial será o de pacificar e motivar os nossos agentes. Prioridade também é integrar a Guarda Municipal com as demais forças de segurança pública, equipar e qualificar os profissionais”, completou Ícaro Ruginski.
O delegado Ícaro Ruginski tomou posse na Polícia Civil capixaba em 23 de março de 2007. Com menos de 13 anos de atividade, ele é um dos mais respeitados profissionais de Polícia do Estado. É querido e respeitado por seus colegas de todos os cargos dentro da instituição.