O ex-deputado estadual Sandro Locutor, candidato a prefeito de Cariacica pelo PROS, está focando sua campanha, para as eleições de 15 de novembro de 2020, em quatro importantes áreas: saúde, segurança pública, educação e infraestrutura.
No último final de semana, Sandro Locutor registrou sua candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/ES), tendo como vice o advogado Gelianderson Siqueira, o Geli Siqueira (PSDB), filho da vereadora Ilma Siqueira (PSDB). Logo após registrar a candidatura, Sandro Locutor concedeu entrevista ao Blog do Elimar Côrtes, em que abordou os desafios que Cariacica vai enfrentar nos próximos anos:
“Temos muitos desafios pela frente e o principal deles, segundo pesquisa quantitativa que realizamos, é a área da saúde. As pessoas pedem melhoria na estrutura da saúde em Cariacica, com o aumento de equipes médicas, aumento de equipamentos. Os municípios são responsáveis pela atenção primária da saúde. Por isso, uma vez eleito, vou procurar dar maior e melhor estrutura às unidades de saúde, com a implementação de tele consulta. Colocaremos também unidades de saúde, localizadas em bairros estratégicos, para funcionar até as 21 horas. O cidadão que trabalha o dia todo só tem o período noturno para fazer uma consulta ou um exame”, diagnosticou Sandro Locutor.
O candidato entende também que os servidores da saúde precisam de uma qualificação continuada, “para que os cidadãos sejam bem recebidos sempre”. No aspecto administrativo, Sandro Locutor diz que sua gestão vai preparar e qualificar equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde no sentido de elaborar projetos visando a obtenção de recursos junto ao Ministério da Saúde e demais esferas da União.
“Temos que transformar em projetos os nossos pleitos na área da saúde. Produzidos, os projetos serão apresentados ao Governo Federal, para que possamos obter recursos financeiros”, disse o candidato.
Outro alvo do candidato reside no enfrentamento à violência. Sandro Locutor reconhece que a incidência da criminalidade em Cariacica, que desde agosto do ano passado conta com a presença da Força Tarefa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, é muito elevada.
O Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta encontra-se em Cariacica por meio de um Choque Operacional. Dela, representando a União, fazem parte as Polícias Federal e Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública (policiais militares e civis) e Departamento Penitenciário Nacional.
“Vamos adotar políticas públicas voltadas para evitar que os jovens sejam recrutados pelas organizações criminosas. A prevenção e o combate à violência não se dão apenas com a criação e ou expansão de Guardas Municipais. É necessário também que se aumente o efetivo das Polícias Militar e Civil em Cariacica, visando, sobretudo, a elucidação de crimes”, disse Sandro Locutor.
Segundo ele, a Prefeitura de Cariacica, caso seja eleito, dará a sua contribuição para a redução da violência, com a implantação de cerco eletrônico, melhoria da iluminação pública e choque de gestão na limpeza urbana.
“Dedicaremos os primeiros 90 dias de nossa administração a um mutirão de limpeza em todos os 115 bairros de Cariacica. Vai ser uma limpeza geral também em terrenos baldios, que são muitos em Cariacica. Uma vez feita a limpeza, vamos notificar os proprietários, com a determinação de que, dali em diante, eles serão obrigados a manter os terrenos limpos sob pena de multa e outras punições”, frisa o candidato Sandro, que nasceu em Vitória e reside em Cariacica (bairro Castelo Branco) há mais de 20 anos.
Quanto à educação, Sandro Locutor garante que vai melhorar a estrutura das atuais 112 escolas públicas municipais. Segundo ele, em breve será inaugurada a 113ª escola em Cariacica. Inicialmente, diz o candidato, ele pretende implantar escolas com tempo semi-integral, até conseguir chegar aos estudos em tempo integral:
“Faremos também um raio-X das creches, cujas obras estão paralisadas. Vamos aumentar o número de vagas nas creches e nas escolas fundamentais”, afirma Sandro Locutor.
Os planos do candidato na área da infraestrutura visam, segundo ele, garantir a retomada do crescimento econômico de Cariacica e a geração de empregos. Nesse sentido, Sandro Locutor afirma que vai buscar apoio da iniciativa privada, por meio de Parceria Público Privada:
“A receita de Cariacica, assim como ocorre em todo o País, caiu muito por conta da pandemia do coronavírus. Mas existem meios de buscar fontes de receita, principalmente, no agroturismo, que precisa ser reorganizado. Pelo menos 40% do território de Cariacica são formados por áreas rurais, que produzem, essencialmente, bananas e café. É necessário diversificarmos para outras culturas, como os hortifrútis. Por meio de parcerias, poderemos ampliar a cultura de produtos agrícolas”, disse Sandro Locutor.
Ainda dentro da melhoria da infraestrutura, o candidato pretende investir na orla de Cariacica, iniciando melhorias no bairro Porto de Santana, que fica em frente à baía de Vitória:
“A orla de Cariacica, embora pequena, permite a criação de obras para atrair passeios turísticos. Já mantivemos contato com empresários que estão dispostos a construir um atracadouro para jet-ski, no antigo matadouro – próximo ao antigo cais barcas de Porto de Santana. Passeios de barcos podem ser feitos dessa região até o Rio Santa Maria. É uma região que pode ser utilizada também para competições náuticas”, disse Sandro Locutor.
Ele pretende também criar políticas de incentivo à cultura, estimulando empresas a aplicarem parte de seus impostos às artes, como o congo, além dos esportes. Segundo Sandro Locutor, é necessário que a Prefeitura de Cariacica crie novas áreas de lazer, com a construção de parques nas comunidades:
“Uma vez eleitos, vamos procurar o Governo do Estado e a direção da Desportiva para que o Município possa usufruir também dos estádios Kleber Andrade e Engenheiro Araripe, com o objetivo de incentivar os jovens a praticar esportes”.
Em relação à geração de empregos, dentro da melhora da infraestrutura de Cariacica, Sandro Locutor quer atrair empresas do ramo de tecnologias para o município. Segundo ele, uma das propostas é reivindicar junto ao Governo do Estado a transferência da Secretaria Estadual de Ciências e Tecnologia para o bairro Jardim América:
“Nossa ideia é revitalizar Cariacica, começando pelos bairros onde há concentração de polo comercial, como Jardim América, e que são, ao mesmo tempo, residenciais. Vamos criar também incubadoras de empresa, como forma de promover a geração de empregos e receita”, pontua Sandro Locutor.
O candidato iniciou tratativas com empresários, com a finalidade de fazer um diagnóstico de negócio em Cariacica:
“Para que possamos receber investimentos, vai ser preciso organizar a cidade, que precisa de um choque de ordem. Precisamos gerar empregos em Cariacica, que, na verdade, é uma cidade-dormitório. Moradores saem daqui para trabalhar em Vitória ou em outros municípios. Nossa cidade tem que se tornar atrativa. Cariacica, efetivamente, precisa se organizar para atrair seus próprios moradores”, conclui Sandro Locutor.


