O Governo do Espírito Santo, por meio do Programa Agenda Mulher, promove entre os quarta e sexta-feira (2 e 4 de setembro) o evento “Mais Mulheres na Política Capixaba”. O objetivo é inspirar mulheres a ocuparem cargos políticos e mostrar que o aumento de lideranças femininas é bom para o Estado e melhor ainda para as políticas públicas.
Realizado pela Vice-Governadoria, o evento tem parceria com o Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP); Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP); Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado do Espírito Santo (ESPGE); Rádio e Televisão Espírito Santo (RTV); e Comissão de Direitos Políticos e Eleitorais/Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES).
O ciclo de debates acontece, de forma virtual, com a realização de um painel por dia, com as respectivas temáticas: “Liderança Feminina e Lugar de Fala”; “Inclusão da Mulher na Política”; e “Eleições 2020: A mulher Candidata”.
O “Mais Mulheres na Política Capixaba” será transmitido ao vivo, às 14 horas, pela TV Educativa ES: Canal 2.1, Rádio Espírito Santo (1160 AM) e Instagram @agendamulher. Ao final do ciclo, todos os debates serão disponibilizados no Youtube da TV Educativa (TVE).
A vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, será uma das palestrantes do “Mais Mulheres na Política Capixaba”. Ela participará do painel ‘Liderança Feminina e Lugar de Fala’, com o tema “Importância da liderança feminina nos espaços de representatividade e gestão”, no primeiro dia do evento, na quarta-feira (02/09).
Maior participação na política
Os debates, apartidários, buscam engajar as capixabas e mostrar a política como campo de oportunidade para empoderar outras mulheres. Segundo o ranking do Inter-Parliamentary Union, o Brasil é um dos piores países em termos de representatividade política feminina, com taxa de aproximadamente 10 pontos percentuais a menos que a média global e está praticamente estabilizada desde a década de 1940.
O Espírito Santo está em último lugar (27º) em representatividade feminina na política, com apenas 8,6%.O Distrito Federal é o 1º no ranking com uma representatividade de 25%. A partir de dados que as próprias legendas forneceram à Justiça Eleitoral, as mulheres, no Estado, somam 138.570 do total de 321.845 filiados, o que representa 4,3%.
Em apoio à Agenda 2030, a ONU Mulheres lançou a iniciativa global “Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, com compromissos concretos assumidos por mais de 90 países. Construir um Planeta 50-50 depende que todas e todos – mulheres, homens, sociedade civil, governos, empresas, universidades e meios de comunicação – trabalhem de maneira determinada, concreta e sistemática para eliminar as desigualdades de gênero.
O ciclo “Mais Mulheres na Política Capixaba” conta com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) que busca desenvolver ações para incentivar o protagonismo feminino na política.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO
Ciclo de Debates – “Mais Mulheres na Política Capixaba”
Transmissão ao vivo:
TV Educativa ES Canal: Canal 2.1
Rádio Espírito Santo (1160 AM)
Instagram @agendamulher
Data: 02/09
Horário: 14h
1º Painel: Liderança Feminina e Lugar de Fala
Tema: Importância da liderança feminina nos espaços de representatividade e gestão
Participantes:
Jaqueline Moraes (Vice-Governadora);
Nara Borgo (Secretária de Direitos Humanos) e
Samanta Nogueira (Rede Gazeta)
Mediação: Wilma Chequer (OAB/ES)
Data:03/09
Horário: 14h
2º Painel: Inclusão da Mulher na Política: Eleições 2020
-Tema: Cargos para as eleições 2020. O papel da prefeita e da vereadora municipal
Participantes:
Domingos Augusto Taufner (TCE-ES)
Odmar Nascimento (Vice-Governadoria)
-Tema: Cotas de Gênero nas eleições 2020
Participantes: Dra. Marilda Silveira ( ORG Transparência Eleitoral)
Mediação: Wilma Chequer (OAB/ES)
Data:04/09
Horário: 14h
3º Painel: Eleições 2020: a mulher candidata
-Tema: Alternativas para efetivação da participação feminina nos partidos.
-Participantes: Polianna Pereira dos Santos (Associação Visibilidade Feminina)
-Tema: Estratégias de financiamento e marketing das candidaturas femininas.
Participantes: Luciana Nepomuceno (OAB/Federal)
Mediação: Wilma Chequer (OAB/ES)