Ao comemorar 22 anos de sua criação, a Diretoria de Inteligência (Dint) da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo apresentou ao Estado Maior da Corporação uma nova ferramenta de combate à criminalidade. Trata-se do “Sipom Live”, que tem por finalidade o acompanhamento em tempo real de operações policiais, manifestações, e outras ocorrências ou fatos de interesse.
O acompanhamento é feito por meio de transmissão de vídeo gerado a partir de drones ou outros dispositivos móveis, fornecendo elementos instantâneos que assessorem e subsidiem o processo de tomada de decisão de oficiais que estejam, por exemplo, no comando de uma operação.
O Sipom Live foi idealizado por oficiais da Dint. A apresentação da ferramenta aconteceu na tarde de quinta-feira (27/08), no gabinete do comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, que também já comandou a Dint. Na ocasião, o diretor de Inteligência da PM, c coronel Alessandro Marin, e seus agentes, realizaram homenagens em comemoração aos 22 anos de existência da Dint.
O coronel Marin comemorou o aniversário da Dint entregando ao comandante-geral, coronel Douglas Caus, ao subcomandante-geral da PMES, coronel Márcio Celante Weolffel, e ao chefe do Estado Maior Geral, coronel Arilson Marcelo Martinelli, o novo Plano Diretor DINT 2020-2022, idealizado e confeccionado pelo Alto Comando da PMES e pelos oficiais superiores da Diretoria de Inteligência.
Após a entrega do Plano Diretor, o coronel Caus foi homenageado pelos relevantes serviços prestados ao Sipom, quando foi diretor de Inteligência. Também foram homenageados o capitão Marcos César Luna da Silva e o 2º tenente Rivelino Suave. Eles receberam uma homenagem pelos anos de dedicação à missão policial militar e pelos relevantes serviços prestados ao Sipom e por estarem prestes a ingressarem na Reserva Remunerada.
Histórico da Dint
A atividade de Inteligência existe na PMES desde o ano de 1975 com o advento da Lei nº 3.044 que estruturou o Estado-Maior da Corporação, ou seja, há 40 anos.
Desde então a Atividade de Inteligência tem subsidiado os gestores da Segurança Pública, permitindo decisões fundamentadas e oportunas, uma vez que monitora e se antecipa aos potenciais eventos relacionados com a ordem pública e a paz social.
Criada por força do Decreto nº 4.328-N, de 28 de agosto de 1998, que reorganizava o Quadro de Organização da PMES, a Diretoria de Inteligência (Dint) substituiu a antiga PM-2 (Serviço Reservado de Informações).
A Dint legalmente é o órgão de direção setorial do Sistema de Inteligência da PMES (Sipom), incumbindo-lhe o planejamento, execução, controle e fiscalização das atividades de inteligência de interesse da Corporação.
Ao longo dos seus 22 anos de existência, a Diretoria de Inteligência construiu uma história que uniu a excelência na produção e salvaguarda do conhecimento da PM. Diante de sua missão e visão futura, a Dint vislumbra superar desafios e protagonizar outras tantas ações, máxime, continuidade no processo de capacitação e qualificação dos agentes de inteligência, melhoria das instalações, aquisição de equipamentos e soluções tecnológicas, integração com outros órgãos de inteligência, em especial, as demais coirmãs.
“A credibilidade em uma instituição forte e o trabalho de uma equipe de confiança do Sipom tem sido fomentado como caminho a ser perseguido por esta Diretoria”, diz o coronel Marin.
(Com informações do Portal da PMES)