Ao assinar, na manhã desta terça-feira (18/08), a Ordem de Serviço para construção de uma quadra poliesportiva coberta com arquibancada na Academia da Polícia Militar, atual Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, no bairro Santana, em Cariacica, o governador Renato Casagrande (PSB) elogiou a formação acadêmica dos policiais militares e civis capixabas.
Casagrande aproveitou o momento para parabenizar a polícia capixaba que, horas antes, havia prendido, numa operação na cidade de Betim, na Grande Belo Horizonte, o homem acusado de estuprar a sobrinha de 10 anos, em São Mateus.
A menina, que vinha sendo estuprada pelo tio desde aos 6 anos de idade, ficou grávida e, na segunda-feira (17/08), por decisão da Justiça, se submeteu a um procedimento de aborto em um hospital do Recife.
A quadra poliesportiva coberta com arquibancada na Academia da Polícia Militar vai ser construída pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER-ES), com investimentos de R$ 1.747.127,94.
Renato Casagrande destacou a importância do crescimento e estruturação do Instituto, antigo Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA).
“Para nós, termos uma Polícia Militar com boa formação, é fundamental. Nossa polícia é legalista, respeitosa, que sabe punir quem necessita de punição, como fizeram ao prender acusado do estupro de uma criança de dez anos em São Mateus, que foi preso pelos nossos policiais civis em Betim (Minas) na madrugada de hoje, e como vem fazendo também todos os dias a Polícia Militar, que é prender quem precisa ser preso. Quando comparamos nossa Polícia com a de outros Estados, vemos que estamos um passo à frente”, afirmou.
O governador prosseguiu: “Sempre falo que nossa Polícia precisa de resultado e presença. Essa quadra está incorporada a um plano de investimento de melhoria para nossas forças de segurança. Estamos realizando um conjunto de investimentos que envolve as três forças de segurança e vamos entregar instituições mais estruturadas, seja valorizando o profissional ou melhorando a estrutura física. Eu gosto da área da segurança pública e me envolvo diretamente através do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que para nós é uma política prioritária”.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, reforçou que o investimento faz parte do Programa Estado Presente:
“A meta é redução da criminalidade, mas também contempla dar dignidade e garantir a valorização do nosso policial. É importante que a verdade seja divulgada. Temos que socializar as boas notícias, crescer, e o nosso governador Casagrande é um entusiasta da atividade policial. Temos um corpo de policiais muito capaz e dedicado. Produzimos muito e é importante traduzir isso em um caminho melhor para o futuro”, pontuou.
Ramalho continuou: “Estamos em plena pandemia e anunciando investimento de mais de R$ 1 milhão. Temos que enfraquecer notícias falsas e destacar o grande trabalho que vem sendo realizado pelo Governo”, afirmou o secretário da Segurança Pública, que também parabenizou ao Comando-Geral da PMES pela dedicação, seja nas melhorias estruturais, como nas grandes operações que vêm sendo realizadas.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, saudou a parceria da Corporação com o DER-ES.
“Essa parceria vai transformar a nossa Academia em uma das melhores do País. Estamos fazendo um esforço imenso para iniciar o quanto antes os cursos de formação do concurso em andamento. Esse investimento é fundamental. Com a construção da quadra e as demais obras previstas, seremos referência no Brasil e nosso Estado vai dar um salto, valorizando e qualificando mais os nossos policiais. Um PM com boa formação resulta em prisão qualificada, que é o serviço que prestamos para nossa sociedade, que no final é quem mais ganha”, disse o coronel Caus.
“Em nome da Academia queremos agradecer imensamente esse esforço conjunto entre Polícia Militar e DER-ES, ao deputado Alexandre Quintino e ao nosso governador Renato Casagrande. Eu sei o quanto é importante a execução dessa obra. Pela primeira vez na história da Academia, teremos uma quadra poliesportiva coberta. Ainda temos muito a avançar e temos projetos em andamento, como a reforma de nossos alojamentos, construção do vestiário, o estande de tiro e a nossa pista de atletismo oficial. Só temos que exaltar esse momento. Será um local adequado para nossas atividades. Melhora a condição de qualidade de vida dos nossos militares e a rigidez para o desempenho da função”, afirmou comandante do CFA, tenente-coronel Pablo Couto Ferreira.
Deputado Coronel Quintino agradece iniciativa do governador
O deputado estadual Coronel Alexandre Quintino esteve presente na solenidade de assinatura da Ordem de serviço para a construção da quadra poliesportiva coberta, destinada à formação policial militar. Ele agradeceu ao governador Renato Casagrande pela iniciativa.
“Trata-se de uma conquista concretizada pela nossa interlocução junto ao Governo do Estado e com o DER. Investimentos estão em trâmite e, num futuro breve, nossa Academia da Policia Militar será uma das melhores do Brasil”, pontuou Quintino.