A desistência do deputado estadual Marcelo Santos (Podemos) em manter seu nome como pré-candidato ao cargo de Prefeito de Cariacica, nas eleições municipais de novembro deste ano, mexeu com o tabuleiro político do município. Está provocando uma onda de conjecturas e correria dos outros pré-candidatos para saber quem vai herdar os eleitores de Marcelo Santos, até então apontado como favorito.
A rigor, quem mais ganha com a desistência de Marcelo Santos é o também deputado estadual Euclério Sampaio. Diga-se de passagem, os dois são amigos de longa data e os únicos nascidos, de fato, em Cariacica. Euclério nasceu e foi criado em Jardim América; Marcelo, na região de Campo Grande.
Outros pré-candidatos a prefeito de Cariacica são Adilson Avelino (PSC), Sandro Locutor (Pros), Saulo Andreon (PSB), Nilton Basílio (PDT), Subtenente Assis (ainda sem partido, por ser bombeiro-militar), Joel da Costa (PSL), Célia Tavares (PT) e Doutor Mota (DC).
Na quinta-feira (30/07), depois de uma série de reuniões com lideranças políticas do Espírito Santo, ao longo das últimas semanas, Marcelo Santos anunciou oficialmente a desistência.
Em pronunciamento em suas redes sociais, o parlamentar destacou seu compromisso com o Espírito Santo e a responsabilidade da Assembleia Legislativa no enfrentamento à crise causada pelo novo coronavírus.
Marcelo Santos lembrou ter o sonho de ser prefeito de Cariacica, mas ressaltou as conquistas ao longo dos mandatos de deputado estadual, importantes para o município em tempos de crise.
“Graças ao morador de Cariacica, tive a oportunidade de escrever uma nova página na história do Espírito Santo quando cheguei na Assembleia, transformando o Estado em exemplo de boas práticas de gestão pública, sempre defendendo os interesses da nossa cidade”, lembrou o deputado.
No entanto, deixou claro que não pode fechar os olhos à crise que hoje afeta o mundo inteiro “e teremos uma tarefa gigantesca pela frente de enfrentar, junto aos demais Poderes, esta que talvez seja a maior crise de todos os tempos”.
A atitude de Marcelo Santos, considerada nobre e republicana, mereceu elogios de outras lideranças política. O presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Gilson Daniel, elogiou a decisão de Marcelo Santos.
“Queria parabenizar essa lucidez do Marcelo como cidadão, como político, por conta do momento desafiador que estamos vivendo, ouvindo nosso governador (Renato) Casagrande e vendo a necessidade dos capixabas do apoio da Assembleia. O amor ao Espírito Santo, tenho certeza, pesou bastante nessa decisão pois teremos momentos muito difíceis de agora pra frente e sei que o Marcelo tem papel fundamental no diálogo da Assembleia com os demais Poderes, com o governador, com a sociedade, com os prefeitos, de forma fácil e ágil, um parceiro das cidades capixabas”, avaliou Gilson Daniel, que também preside o Podemos no Espírito Santo.
Gilson Daniel completou: “Como presidente do Podemos, gostaria de ter o Marcelo como candidato, mas essa decisão é lúcida e nós o acompanhamos, pois somos aliados de primeira hora em todas as reflexões. O Podemos estará unido para que possamos fazer a maior bancada e participar, efetivamente, do mandato através da Câmara de vereadores. Cariacica ganha com essa decisão. Perde um gestor, mas ganha um parlamentar que tanto ajuda Cariacica. O capixaba precisa bater palmas pro Marcelo, que continuará sendo esse deputado que tanto ajuda nosso Estado”.
O deputado Euclério Sampaio também enalteceu o desprendimento do amigo parlamentar:
“Gostaria de compartilhar uma sábia e lúcida decisão do deputado Marcelo Santos que anunciou sua decisão de se manter na Assembleia Legislativa para continuar ajudando Cariacica e nosso Estado. Como morador de Cariacica e colega de plenário, sou testemunha do trabalho que Marcelo vem realizando ao longo do tempo em benefício não apenas de Cariacica, mas de todas as cidades do nosso Estado. Ter o Marcelo na Assembleia como parceiro vai ser muito bom para os próximos prefeitos”, ressaltou Euclério.
Com a desistência de Marcelo Santos, quem mais tem chances de atrair outros partidos é Euclério Sampaio. De acordo com o mercado político, de todos os pré-candidatos, Euclério é um dos poucos capazes de aglutinar mais forças ao seu redor.
Euclério não ataca ninguém e nem responde às agressões de fake news nas redes sociais. Euclério Sampaio vem demonstrando estar preocupado em unir forças em prol de Cariacica. Ao se redor, ele já atraiu lideranças religiosas de diversos seguimentos, como católicos, evangélicos, espíritas e outras denominações.
Ele costuma declarar que seu objetivo é unir as forças federais, estaduais e a sociedade cariaciquense para melhorar a qualidade de vida da população, que sofre por ser o município menos desenvolvido da Grande Vitória.
Outro fator que liga Marcelo Santos a Euclério Sampaio é o perfil político. Ambos transitam nas mesas camadas da população até por conta da amizade de mais de 20 anos e das brigas em comum que sempre defendem na Assembleia Legislativa. Nas três vezes em que Marcelo se candidatou a prefeito de Cariacica, teve o apoio de Euclério.
Para agregar forças e levar união para Cariacica, o deputado estadual Euclério Sampaio, que é investigador de Polícia Civil aposentado, não teme o estereótipo de política da direita.
“Sou defensor da segurança pública, assim como presidente Jair Bolsonaro; defendo todas as ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, criado pelo nosso governador Renato Casagrande. Sempre ne posicionei como político da direita, defensor da família. Sempre fui aliado de primeira hora do governador Casagrande”, diz Euclério Sampaio, que acrescenta:
“Por isso, defendo o governador Casagrande por entender que ele sempre teve preocupação com as camadas mais pobres da população; ele sempre defendeu a retomada econômica do Espírito Santo e as ações sociais em prol dos menos favorecidos. Além disso, Cariacica precisa da união entre os Governos Federal e Estadual para ajudar o povo; para que o município tenha um programa de desenvolvimento social e crescimento econômico”.