O presidente da 8ª Subseção (Vila Velha) da Ordem dos Advogados (OAB/ES), José Antônio Neffa Junior, encaminhou ofício ao prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), cobrando esclarecimentos e retratação a respeito de um discurso proferido pelo político.
Ao participar de um evento público, na presença, porém, de um pequeno grupo, Max Filho cita um dos pensamentos do pai do comunismo Karl Marx, para dizer que “o advogado vai se apropriar da riqueza que os outros produziram”. A fala de Max Filho causou revolta e indignação na classe dos advogados capixabas.
O discurso foi gravado em um vídeo, durante entrega aos moradores do bairro Ilha das Flores da contenção de encostas e a nova escadaria de acesso do bairro à estrada de Capuaba. A entrega foi feita pelo próprio Max Filho, na manhã de quinta-feira (23/07). O vídeo está circulando nas redes sociais.
Max Filho citou a frase “o advogado vai se apropriar da riqueza que os outros produziram” para sustentar a sua fala em uma análise do conceito de “trabalho improdutivo” de Karl Marx.
Na sua fala, o prefeito diz que Karl Marx deixou importantes pensamentos, “mas nem todos podemos concordar”. Porém, prosseguiu Max Filho, um dos pensamentos se refere a críticas à economia política que “devemos pensar”.
De acordo com o prefeito, o comunista Karl Marx fez duas classificações de trabalhadores: “O produtivo e o improdutivo”. Mais adiante, Max Filho diz: “Os produtivos são aqueles que geram riqueza e desenvolvimento, como os trabalhadores das indústrias e da construção civil. Os outros trabalhadores são os improdutivos, que vão se apropriar das riqueza produzidas”.
E Max Filho, seguindo Karl Marx, arrematou: “No Direito, o advogado vai se apropriar da riqueza que os outros produziram”.
O presidente da 8ª Subseção (Vila Velha) da Ordem dos Advogados (OAB/ES), José Antônio Neffa Junior, reagiu. No ofício encaminhado ao prefeito, ele cita que a Ordem “tem a convicção da importância da advocacia na construção de uma sociedade plural e democrática, tendo exercido papel relevante ao longo da história e na garantia do Estado Democrático de Direito”.
Diz ainda que não é por outra razão que o legislador constituinte prevê, no artigo 133 da Constituição Federal, que o “advogado é indispensável à administração da justiça”.
Assim, prossegue José Antônio Neffa Junior , “entendemos” que o uso das expressões “improdutivo” e “apropriação de riqueza”, ainda que na intenção de atrelar esses termos à teoria Marxista, “foi capaz de gerar interpretações que causaram o repúdio da nossa classe, além de não condizerem com a importância da nossa profissão. Ademais, na prática, a maioria das pessoas que porventura presenciaram tal discurso, certamente o receberão como uma crítica à advocacia”.
Concluiu o representante da OAB em Vila Velha: “Na certeza de não ter sido a intenção de Vossa Excelência, Prefeito de Vila Velha/ES, manifestar-se de forma ofensiva ou contrária à nossa classe, a 8ª Subseção da OAB/ES – Vila Velha requer esclarecimentos e a devida retratação sobre o discurso em questão, a fim de que sejam desfeitas eventuais interpretações contrárias à dignidade da advocacia”.
Max Filho diz que “grupo explora trecho de discurso”
Em uma rede social, Max Filho tentou explicar a frase, afirmando que o vídeo foi editado “fora de contexto”. Segundo o prefeito, a sua fala foi em relação à retomada do crescimento econômico após a pandemia do novo coronavírus:
“Grupo explora trecho de discurso meu. Usam um texto, fora de contexto por pretexto. Sou um operário do Direito; servidor do TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Mas reafirmo o que disse: pra recuperar a economia no pós-covid vamos precisar de mais engenheiros e operários q (que) qualquer outro profissional”.
No discurso, o prefeito Max Filho falou também sobre a obra na Ilha das Flores: “Uma obra bem planejada e executada. Realmente um projeto feito com muito capricho e essencial para esta comunidade”.
Entre as ações empreendidas e sistemas instalados para tornar a escadaria ainda mais segura, estão: drenagem profunda por meio de drenos horizontais e drenagem montante; cortina atirantada; muro de contenção tipo L; solo grampeado; solo grampeado com concreto projetado; fundação profunda com estaca raiz; e solo grampeado com grampos de alta resistência.