A Comissão de Estudo para Implantação de EAD (Estudos a Distância) na Polícia Militar do Estado do Espírito Santo entregou ao comandante-geral da Corporação, coronel Douglas Caus, os trabalhos finais realizados pelo Colegiado.
A necessidade do EAD surgiu devido à pandemia da Covid-19 e foi constatado que a maioria das instituições não estava preparada para atender os alunos policiais.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, parabenizou os militares pelo trabalho realizado e reconheceu que foi atendida de forma célere a demanda latente em função da crise mundial provocada pela pandemia Covid-19.
“A Comissão foi importante para dar respostas institucionais às demandas de EAD e apontou direções que inclui a PMES no rol das instituições que estão avançadas em EAD. A modalidade de ensino a distancia se torna irreversível para a o ensino na PMES”, pontuou Douglas Caus.
A Comissão foi composta por uma equipe mista, envolvendo as diretorias de Ensino Instrução e Pesquisa (DEIP), de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e de Comunicação Social (DCS).
O estudo ocorreu de forma conjunta e viabilizou a apresentação do ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido na plataforma Moodle, própria da PMES.
Esse canal virtual visa dar aporte para as disciplinas EAD para o CHS 2020 (Curso de Habilitação de Sargentos) e apresenta condições de receber demandas de futuros cursos da PMES. Além disso, tem por objetivo adaptar a instituição à nova realidade e dar vasão às demandas de EAD já existentes na PM capixaba.
De acordo com o coronel Antônio Marcos de Souza Reis, diretor DEIP e presidente da Comissão, o trabalho técnico desenvolvido demonstrou grandes esforços e empenho dos militares nomeados, apresentando soluções imediatas e encaminhamentos importantes para o Comando-Geral no sentido de efetivar a educação a distância na PMES.
O subcomandante-geral, coronel Márcio Celante Weolffel, apontou que o Comando-Geral da PM vai empenhar esforços para atender todas as indicações apresentadas pela comissão que demandem decisão nos aspectos financeiros e logístico por entender o valor e a necessidade dessa modalidade de ensino.
Governo autoriza aumento de vagas dos concursos da PM e retomada do CHS
A atual pandemia de repercussão mundial também produziu efeitos indesejados na execução dos cursos e andamento dos concursos da Polícia Militar. Desde o dia 17 de março o Curso de Habilitação de Sargentos (CHS) teve as aulas presenciais suspensas por medida sanitária preventiva, sendo mantido o andamento das disciplinas EAD. São 353 alunos sargentos que retornaram às atividades operacionais reforçando o policiamento e as ações de fiscalização contra a Covid-19.
Em reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira (23/07), no Gabinete do Comando Geral da PMES, houve o anúncio da retomada do CHS com sete disciplinas EAD, com data prevista a partir do dia 10 de agosto.
Participaram da reunião o coronel Douglas Caus, o coronel Márcio Celante e o coronel Martineli, sendo o comandante-geral em suas palavras salientado que “O CHS terá sua continuidade na modalidade de Ensino à Distância e contará com sete disciplinas que serão ministradas via ambiente virtual, com material didático de qualidade preparado pela competente Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) e o nosso qualificado corpo docente. O planejamento prevê o encerramento dessas atividades ao final de Setembro quando restarão cerca de 20% da carga horária para a efetiva conclusão do curso”.
Outra boa notícia para a Instituição é o andamento do Concurso de Oficiais Combatentes e Soldados Combatentes que também será continuado, e com um ingrediente importante, a autorização do Governo do Estado no aumento de vagas. Assim sendo, serão chamados 80 aprovados para o Curso de Formação de Oficiais, isso para dois momentos, 40 para o ano de 2020 e 40 para o ano de 2021.
Sobre o ingresso no Curso de Formação de Soldados, também haverá um significativo aumento, sendo 325 vagas para 2020 e 325 vagas para o ano de 2021. Ressalta ainda o Comandante Geral que “Somos gratos pelo esforço despendido pelo Governo do Estado em proporcionar a melhoria do serviço prestado ao povo capixaba com a complementação do efetivo policial para nossa Corporação”.
Na mesma reunião, foi anunciado pelo Comandante Geral a retomada do concurso de Oficiais Médicos e do Quadro de Soldado Músico.
O aumento do número de vagas do CFO e CFSd será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (24.07)
(Fonte: Portal da PMES)