Pelo menos 1.200 policiais civis iniciaram o Curso de Capacitação de Tiros no Estande de Tiro do Sindicato dos Servidores Policiais Civis do Estado do Espírito Santo (Sindipol/ES), na Rodovia do Contorno, na Serra. Em caráter excepcional, a capacitação teve a retomada na última quinta-feira (09/07), após suspensão das atividades em decorrência do Covid-19. Eles estão tendo instrução de armamento e tiro com as novas pistolas da marca Glock G17 e G22.
As turmas estão divididas em dois turnos (manhã e tarde) com 20 alunos cada. Todos os protocolos de segurança estabelecidos pelo Governo do Estado, pela Prefeitura da Serra e pelas organizações sanitárias estão sendo adotados e rigorosamente atendidos.
O Sindipol/ES está distribuindo máscaras, álcool nas formas líquida e em gel, além de ter produzido placas informativas com as medidas de prevenção contra o novo coronavírus. A delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, também disponibilizou material para a proteção de todos os participantes.
“O retorno dessa capacitação é uma luta em conjunto. Trata-se de uma parceria com a Polícia Civil, tendo em vista a paralisação determinada por conta da pandemia. O curso já havia iniciado, mas teve que ser suspenso por força de Decretos Municipal e Estadual, que proibia qualquer atividade que pudesse colocar as pessoas em risco de contágio”, disse o presidente do Sindipol, Aloísio Fajardo.
O Sindipol, no entanto, encaminhou ofício ao Governo do Estado, no sentido de reivindicar o retorno do curso, devido à importância de melhorar ainda mais a capacidade técnica dos policiais civis capixabas. Os policiais estão tendo aulas prática e teórica:
“O Governo do Estado atendeu ao pedido do Sindipol, entendendo a importância da qualificação dos servidores para o novo armamento e reconheceu toda a estrutura e logística do nosso Estande de Tiro, considerando o local ideal e apto para a continuação da preparação, desde que atendêssemos todas as determinações de prevenção”, prosseguiu Aloísio.
Estande de Tiro
O espaço possui 11 pistas, é regulamentado e fiscalizado pelo Exército, utilizado pelas Polícias Civil e Militar, Polícia Rodoviária Federal, pela Secretaria de Justiça e pelas Guardas Municipais para a realização de cursos de preparação, capacitação, requalificação e especialização na prática e manuseio de armas e demais atividades no âmbito da segurança e defesa pessoal.
“Toda a estrutura para execução de cursos e treinamentos é cedida para a formação e capacitação desses operadores da segurança pública e fornecida pelo Sindipol/ES, sem qualquer tipo de custo para o Estado, Governo Federal ou Municípios. Atualmente, o Estande de Tiro do Sindipol/ES é considerado como um dos melhores estandes da modalidade no Brasil”, afirma o diretor do Estande, Júlio Fanzeres.