Os cinco novos membros do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) para o anuênio 2020/2021 foram eleitos na sexta-feira (15/05). Participaram do pleito 285 membros e apenas um não votou. Foram registrados 10 votos nulos e 216 em branco. A votação foi realizada por meio do sistema eletrônico de voto a distância e teve como presidente da Comissão Eleitoral a procuradora de Justiça Celia Lucia Vaz de Araújo (foto).
Os eleitos foram escolhidos por promotores de procuradores de Justiça, por meio de votação remota. Para Celia Lucia de Araújo, a eleição transcorreu de maneira muito tranquila e transparente.
“Desde 2016, quando o MPES promoveu a primeira eleição por votação eletrônica a distância, os pleitos foram bem-sucedidos. Tivemos cinco para escolha de conselheiros, três para procurador-geral de Justiça, dois para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e outros dois para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Todos ocorreram sem intercorrências. Esse sistema, além de econômico para a instituição – e muito eficiente -, traz muito conforto e comodidade para os membros, que não precisam se deslocar”, disse a presidente da Comissão Eleitoral, que completou:
“Gostaria de parabenizar à procuradora-geral de Justiça, Luciana Gomes Ferreira Andrade, e agradecer também ao procurador de Justiça Eliezer Siqueira de Souza à procuradora de Justiça Maria de Fátima Cabral de Sá, que fizeram parte da comissão, e também à equipe de Informática, à secretária-executiva do Conselho e à Assessoria de Comunicação”, disse Celia Lucia Vaz de Araújo.
Confira os eleitos:
Elda Márcia Moraes Spedo – 209 votos
Josemar Moreira – 202 votos
Karla Dias Sandoval Mattos Silva – 184 votos
Izabel Cristina Salvador Salomão – 183 votos
Fábio Vello Corrêa – 155 votos
Suplentes:
Samuel Scardini Filho – 138 votos
Edwiges Dias – 128 votos