O cabo reformado da Polícia Militar e advogado Bruno Puppim de Oliveira, 42 anos, decidiu entrar para a política. Estimulado por colegas de farda, ele quer seguir os passos do seu amigo Jucélio Nascimento Porto, o Cabo Porto, morto em acidente automobilístico aos 44 anos de idade, no dia 22 de fevereiro de 2020, na BR-101 Norte, em Jaguaré, Norte do Espírito Santo – também morreram no acidente a esposa de Cabo Porto, Thatianni Gonçalves Vasconcelos, 24, e o filho do casal, João Vasconcelos Porto, de 4 anos.
Cabo Puppim, nome de guerra do doutor Bruno Puppim de Oliveira, está se colocando como pré-candidato a vereador da Serra. Ele ficou 15 anos na PM e em 2017 formou-se em Direito. Logo obteve a carteira da Ordem de Advogados do Brasil (OAB/ES) e, em maio de 2019, decidiu dar baixa na Polícia, sendo reformado proporcionalmente. Puppim é da turma de 2004.
Na PM, Puppim passou pelo 7º Batalhão (Cariacica) e Polícia Montada (Cavalaria), até se estabelecer por mais tempo na 3ª Companhia (Barcelona) do 6º BPM (Serra). Atuava no Grupo de Abordagens e foi Destaque Operacional por duas vezes: 2012 e 2013. Também esteve lotado na Assessoria Militar do Tribunal de Justiça do Estado.
Na última sexta-feira (24/04), Cabo Puppim visitou a Redação do Blog do Elimar Côrtes onde falou de seu futuro na política:
“Colegas e amigos do 6º Batalhão entenderam que, após o falecimento do Cabo Porto, eu poderia entrar na disputa ao cargo de vereador da Serra, para que a categoria continue tendo representatividade na Câmara Municipal. Um grupo de militares cogitou outros colegas, que, no entanto, acabaram não aceitando. Fui procurado, ouvi os argumentos dos colegas e aceitei o desafio de colocar meu nome como pré-candidato”, disse Cabo Puppim.
Segundo ele, o plano é seguir o caminho traçado pelo Cabo Porto. “Ele (Cabo Poro) nos indicou um caminho, abriu espaços para os operadores da segurança pública na Serra. Não dá para recuarmos”, frisou Puppim, que é sócio em um escritório de advocacia junto com o agora advogado Eberson Bremekamp Annecchini – que também foi cabo da PM e agente de Polícia Civil.
Cabo Puppim ainda não decidiu o partido a que pretender concorrer, mas salienta que será de centro-direita. Morador da Praia da Baleia, na Grade Jacaraípe, na Serra, Puppim tem também um trabalho forte com as comunidades serranas.
Conhecedor das demandas da população da Serra, ele elege a segurança pública e a saúde como duas de suas bandeiras. Na segurança, uma das ideias é o fortalecimento da Guarda Municipal, que, segundo ele, faz “muito com pouco que tem”.
“O efetivo da Guarda Municipal da Serra é muito reduzido; os agentes são muito mal remunerados. O efetivo previsto é de 170 agentes, mas tem apenas 100. Baixo salário e excesso de trabalho acabam provocando uma estafa mental nos companheiros”, pontua Cabo Puppim.
Ele defende também a realização de um projeto entre o Poder Público e a iniciativa privada que prevê monitoramento eletrônico nos bairros da Serra. O plano do Cabo Puppim seria interligar as redes de informações entre os moradores – residências e comércio – e os policiais militares e civis e os guardas municipais, por meio de aplicativo.
Puppim entende que, na segurança pública, é importante dar sequência ao espaço conquistado pelo Cabo Porto. “É preciso motivarmos ainda mais os profissionais”, diz ele, que explica como:
“Um vereador pode ter limitações na sua área de atuação, no que diz respeito à apresentação de projetos. No entanto, como liderança política, o vereador pode e deve conversar com outros atores da política. É preciso levar sugestões para o prefeito, deputados estaduais e federais, senadores, governador. Propostas de políticas públicas de valorização dos profissionais da segurança pública. Um vereador tem que pensar mais longe, saindo do micro para o macro”.
Ainda na segurança pública, ele vai bater na tecla de que é necessário o Governo do Estado apresentar um plano para a reabertura das Delegacias Distritais. Atualmente, na Serra, apenas a Delegacia Regional, em Laranjeiras, e a Delegacia Distrital de Jacaraípe funcionam.
Na saúde, Cabo Puppim pretende dar apoio à Associação dos Autistas da Serra com a propostas de projetos que facilitam a inclusão e facilitem o acompanhamento com neurologistas. Também projeta melhorar as estruturas das unidades de saúde e sugerir ao Executivo Municipal a construção de mais Postos de Saúde.
“Hoje, na Serra, há um posto médico para cada três bairros”, diz Puppim.