Um dos mais importantes prefeitos de Vitória e um dos mais renomados juristas do País, Setembrino Netto Pelissari, 91 anos, morreu nesta quinta-feira (02/04). Ele sofreu um infarto e morreu dentro de sua residência, na Praia do Canto, na capital capixaba. Uma ambulância chegou a ir ao local, mas Setembrino já tinha falecido.
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo – comunicou falecimento do conselheiro seccional e advogado militante Setembrino Pelissari. O presidente da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, decretou luto oficial de três dias na Ordem.
Setembrino dedicou sua vida com brilhantismo à causa pública e ao Direito. Além de advogado militante, foi procurador do Estado, prefeito de Vitória e deputado estadual. Ele foi prefeito de Vitória entre 1967 e 1970 e 1075 a 1978. Foi responsável por importantes obras na capital
Setembrino Pelissari nasceu em 18 de setembro de 1928, em Ibiraçu. Aos 18 anos, mudou-se para Vitoria e se formou em Direito em 1954. Ingressou na política por meio do movimento estudantil.
Nos últimos anos, mesmo com a idade já avançada, continuou se dedicando à advocacia, fazendo parte da atual gestão das OAB/ES e integrando o seu Conselho Seccional.
“Era reconhecido por sua experiência, pelo equilíbrio e pelo amor ao Direito. A Ordem se solidariza com familiares e amigos desse grande homem público, que tanto abrilhantou advocacia capixaba”, pontuou o presidente da OAB/ES, José Carlos Rizk.
Em 18 de setembro de 2018, ao completar 90 na os de idade, o advogado Setembrino Pelissari recebeu uma homenagem do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo. Os desembargadores prestaram a homenagem aquele que foi uma figura marcante na história política e social do Espírito Santo, realizando diversos feitos que contribuíram para a Justiça do Estado.
O desembargador William Silva foi o primeiro a prestar a homenagem, recordando, por meio de discurso proferido, a carreira profissional do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Vitória no exercício do Poder Público e da advocacia.
“Em nome do Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo, gostaria de parabenizar o doutor advogado não apenas pelos 90 anos que serão completados neste mês, mas também pela brilhante carreira construída com base no profissionalismo com que atuou em nosso Estado”.
O então presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, também pronunciou suas considerações ao advogado. “Tive o privilégio de acompanhar a trajetória do Setembrino como deputado estadual e prefeito de Vitória”. O presidente ainda recordou a excelência no serviço gerido e administrado pelo ex-deputado em todos os cargos públicos por onde trabalhou.
“O doutor Setembrino Pelissari transformou a nossa capital, com grandes obras, e foi um dos grandes mestres do Direito”, pontuou Sérgio Gama.
O desembargador Fabio Clem acrescentou que, além das recordações memoráveis de atuação do advogado “durante seu exercício como prefeito de Vitória, ele foi pioneiro na contratação de mulheres para atuar na limpeza urbana da cidade, que na época foram chamadas de Setembretes”, grande feito inaugurado por ele.
Após a homenagem, Setembrino Pelissari agradeceu pelo momento dedicado às apreciações de sua pessoa. “Essa Tribuna que já ocupei tantas vezes para manifestar opiniões sobre leis, jurisprudência, defesa de direitos de meus clientes, utilizo hoje, muito emocionado, para agradecer a essa homenagem prestada por esse Tribunal. É uma honra receber tais palavras”.