O ânimo dos cariocas com a administração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do governador Wilson Witzel (PSC) não anda muito bom. Pelo menos é o que indica pesquisa de opinião pública divulgada na manhã desta sexta-feira (20/03) pelo Instituto Paraná.
De acordo com o resultado, 48,5% das pessoas entrevistadas aprovam a administração de Bolsonaro. Outros 46,5% reprovam o Presidente, o que pode ser considerado empate técnico.
Em um ano, a aprovação dos cariocas a Bolsonaro caiu pouco mais de sete pontos. Em abril de 2019, o mesmo Instituto Paraná fez esse tipo de pesquisa, quando o Presidente obteve 55% de aprovação no Estado do Rio de Janeiro. Naquela ocasião, a reprovação era de 35%.
Já o governador Witzel tem 59% de reprovação. Somente 35,7% dos cariocas aprovam a administração de seu governador.
De acordo com o Instituto Paraná, 35,9% das pessoas entrevistadas consideram a administração de Bolsonaro “ruim ou péssima”. São 7,8% que consideram “ruim” e 28,1% entendem como “péssima”.
O governador Witzel está em situação pior. Para 45,7% dos cariocas, a administração dele é “ruim e péssima”. Ao menos 31,1% consideram “péssima” e 14,6% acham “ruim”.
Curiosamente, Witzel foi eleito em 2018 na onda bolsonarista, com discurso duro contra marginais e dando ordem para a polícia fluminense atirar em qualquer pessoa portando fuzil. No entanto, desde que se assanhou em dizer que pretende disputar a Presidência da República, em 2022, ele se transformou em inimigo de Jair Bolsonaro. Hoje, deixaram de ler na mesma cartilha.
De acordo com a pesquisa, 35,1% dos cariocas consideram a administração de Bolsonaro “ótima e boa”. Já a administração do governador Witzel é apontada como “boa e ótima” por apenas 18,7% da população do Rio.
Já os residentes na cidade do Rio são praticamente contra seu prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos). Pelo menos 74% reprovam a sua administração. Apenas 22,7% aprovam o prefeito Crivella.
Saiba Mais
O objetivo do Instituto Paraná foi o de consultar à população sobre a situação eleitoral para as eleições municipais de 2020 e avaliação das administrações Federal, Estadual e Municipal.
O universo da pesquisa abrange os eleitores do município do Rio de Janeiro com 16 anos de idade ou mais. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 910 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica.
O trabalho de levantamento dos dados foi feito através de entrevistas pessoais entre os dias 14 a 19 de março de 2020, sendo auditadas, no mínimo, 15,0% das entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/19.
De acordo com a Resolução-TSE nº 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº RJ- 02928/2020.