O Governo do Estado vai anunciar nos próximos dias a implantação de um serviço na internet que inviabilizará o funcionamento de qualquer tipo de aparelho celular que tenha sido roubado, furtado ou perdido no Espírito Santo. O lançamento do programa será agora no início do verão, período de grande aglomeração de pessoas nas praias, casas de shows e em outros ambientes, onde ocorrem roubos e sumiço de celulares. Uma vez inabilitado, o aparelho não voltará a funcionar com nenhum outro chip.
O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB), em entrevista exclusiva ao site Blog do Elimar Côrtes na tarde desta segunda-feira (30/12), no Palácio Anchieta. O sistema já foi desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia do Governo do Estado, que denomina o programa de Cadastro Positivo. Para registrar o roubo, furto ou sumiço do aparelho, a pessoa terá que entrar nesse Cadastro, por meio de Delegacia Online, e informar o número do IMEI do celular.
As informações irão diretamente para a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), que, por sua vez, entrará em contato imediato com uma das operadores de telefonia celular que atuam no Brasil. A Sesp já fechou acordo com as operadores autorizadas a trabalhar no mercado brasileiro.
Depois desse registro, a operadora “cancelará” o aparelho, que se tornará inviável economicamente.
“O sistema que vamos implementar vai reduzir o roubo e furto de celulares. Uma vez feito o registro pelo usuário, o aparelho perderá valor econômico no mercado paralelo, porque a operadora vai deixar o celular totalmente inabilitado para qualquer outro chip”, explicou o governador Renato Casagrande.
Hoje, o celular roubado continua tendo valor no mercado paralelo. Geralmente, os ladrões repassam aparelhos para traficantes. O máximo que a vítima consegue é cancelar o chip. Mesmo assim, a burocracia é grande: tem que registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e depois entrar em contato com a operadora.
Posteriormente, o site Blog do Elimar Côrtes estará publicando a íntegra da entrevista concedida pelo governador Renato Casagrande.