Considerada a Tropa de Elite da Polícia Militar do Espírito Santo, a Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp) realizou, na terça-feira (17/12), a formatura do IV Curso de Operações Táticas Motorizadas (Cotam). O curso formou 34 policiais, entre praças e oficiais, para atuarem em áreas onde ocorrem maiores índices de conflitos entre bandidos e de grandes risco de criminalidades.
A capacitação teve duração de 41 dias – começou em 08 de novembro e se encerrou a 17 de dezembro deste ano – e contou com uma extensa carga horária de 350 h/a, contemplando disciplinas como Operações de bloqueio policial, Patrulhamento em áreas de alto risco, Doutrina de PTM, Técnicas não letais de intervenção policial, Escolta policial, entres outras.
Com edições nos anos de 2006, 2007 e 2009, o COTAM é um tradicional curso de patrulhamento tático da Polícia Militar capixaba, que já formou 111 militares habilitados para atuarem em regiões que demandam um policiamento especializado e estratégico com o foco em áreas de alta periculosidade e regiões com grandes índices de criminalidade.
Dos 44 policias militares que iniciaram o curso, somente 34 concluíram com louvor todas as etapas propostas, de acordo com o planejamento do Gabinete de Instrução da CIMEsp. Entre os militares que obtiveram êxito destacam-se os da CIMEsp, 1º BPM, 4º BPM, 6º BPM, 7º BPM, 10º BPM, 13ª Cia Ind, CIOC e BPTran.
A solenidade realizada solidifica a responsabilidade da PMES com a sociedade capixaba, colocando em evidência o aperfeiçoamento profissional dos policiais militares sempre com o foco em servir e proteger.
A Companhia Independente de Missões Especiais é comandada pelo major Paulo Rogério do Carmo Barboza. Autoridades civis e militares, além de familiares, prestigiaram a solenidade, ocorrida no Quartel da CIMESsp, em Jardim América, Cariacica.
(Com informações também do Portal da PMES)