O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Luís Antônio Boudens, fará palestra, nesta terça-feira (10/12), na Universidade de Vila Velha (UVV) sobre a atuação do policial federal em crimes cibernéticos. O professor e escritor Roberto Darós, agente federal aposentado e especialista em segurança pública, será o mediador do debate. Palestrantes e plateia vão discutir a “Sociedade Cibernética, Segurança Pública, Processo, Jurisdição e Democracia”. O evento começará às 19 horas.
Em sua palestra, Boudens falará sobre a internet como ambiente onde se dão crimes como pedofilia, violação de imagem, invasão de contas bancárias, vazamento de dados pessoais, entre outros.
A Lei 12.737/2017 – mais conhecida como Lei Carolina Dieckmann – também será tema do debate. Sancionada em 30 de novembro de 2012, a lei modificou o Código Penal Brasileiro e passou a tipificar os chamados “crimes informáticos”. O nome da lei faz referência à violação de imagem da atriz, que teve seu computador invadido em maio de 2012. Trinta e seis fotos dela em situação íntima e conversas pessoais vazaram na internet.
O caso colocou a segurança digital na ordem do dia a abriu um questionamento que se mantém atual: até que ponto a privacidade e os segredos de pessoas, empresas, Estados e governos está segura na rede mundial de computadores?
Também estão entre os debatedores o futuro presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, que é Doutor em Direito Processual Civil e Mestre em Ciência da Computação; o subprocurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, Alexandre José Guimarães; e vice-presidente da OAB-ES, Anabela Galvão.
Sobre a Fenapef
Fundada em agosto de 1990, a Fenapef é a maior entidade representativa da Polícia Federal, com mais de 14 mil filiados. Além de defender e representar os servidores da PF, a federação também atua como agente transformador nas políticas de segurança pública.
Dentre as principais áreas de atuação da Federação Nacional dos Policiais Federais, destacam-se a defesa irrestrita dos filiados e a luta por uma segurança pública moderna e eficiente.