Dois dias depois de aprovar de maneira célere a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 28/2019, conhecida como a PEC da Antecipação das Eleições, o Plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo elegeu, por 24 votos a favor e cinco contra, a Mesa Diretora do Legislativo para o biênio 2021-2023.
Depsois de muita discussão entre os parlamentares, o atual presidente, deputado Erick Musso (Republicanos), foi reeleito em uma chapa com a seguinte formação: Marcelo Santos (1° vice-presidente), Torino Marques (2° vice-presidente), Adilson Espíndula (1° secretário), Freitas (2° secretário), Marcos Garcia (3° secretário), Janete de Sá (4° secretário).
Trinta deputados estavam presentes em Plenário, mas 29 votaram. A votação foi nominal. Apenas a chapa encabeçada por Erick Musso foi registrada. A votação não foi unânime. Os seguintes deputados votaram contra a chapa: Fabrício Gandini (Cidadania), Iriny Lopes (PT), Luciano Machado (PV), Dary Pagung (PSB) e Sergio Majeski (PSDB). O deputado Theodorico Ferraço foi o único a não declarar o voto.
Votaram a favor: Adilson Espíndula (PTB), Alexandre Xambinho (Rede), Alexandre Quintino (PSL), Danilo Bahiense (PSL), Lortenzo Pazolini (Sem partido), Hércules Silveira (MDB), Emílio Mameri (PSDB), Rafael Favato (Patriota), José Esmeraldo (MDB), Erick Musso (Repblicanos), Euclério Sampaio (Sem ,partido), Freitas (PSDB), Hudson Leal (Republicanos), Janete de Sá (PMN), Marcelo Santos (MDB), Marcos Garcia (PV), Marcos Mansur (PSDB), Raquel Lessa (Pros), Renzo Vasconcelos (PP), Torino Marques (PSDL) e Vandinho Leite (PSDB).
A sessão preparatória para a Mesa Diretora foi anunciada durante a sessão ordinária, na manhã desta quarta-feira, pelo deputado Marcelo Santos, que presidia a sessão.
Emenda à Constituição aprovada na segunda-feira (25/11) pelo Plenário permitiu a antecipação do pleito, que até então era realizado no dia 1º de fevereiro do primeiro e terceiro anos de cada legislatura. A Mesa eleita nesta quarta-feira comandará a Assembleia Legislativa no período de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2023.
A Mesa Diretora é o órgão responsável por organizar e dirigir os trabalhos legislativos e os serviços administrativos da Casa. Compõem a mesa o presidente e o 1º e 2º secretários, eleitos a cada dois anos pelos deputados estaduais. Seus membros são eleitos em sessão preparatória, no início do primeiro e terceiro anos da legislatura, sendo permitido ao presidente se reeleger.
Para substituir o presidente são eleitos o 1º e 2º vice-presidente. Já para suprir a falta do 1º e 2º secretários são escolhidos o 3º e 4º secretários.