O Conselho Estadual de Educação (CEE) do Espírito Santo acaba de aprovar o Curso de Formação de Soldados (CFSd) da Polícia Militar como Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública. Pode ser que a próxima turma de soldados, que ainda vai ser convocada para o CFSd, seja contemplada pela decisão.
A novidade, porém, só começará a valer a partir do momento que a homologação por parte da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) seja publicada no Diário Oficial do Estado.
O comunicado sobre a aprovação por parte do Conselho Estadual de Educação foi feito pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, numa mensagem que ele compartilhou com demais oficiais da PMES, nesta sexta-feira (15/11), numa rede social.
De acordo com o coronel Barreto, desde abril deste ano, já sob seu comando, a Polícia Militar, por meio da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), vinha buscando essa conquista, por meio de reuniões com dirigentes do Conselho Estadual de Educação. Para Barreto, trata-se de uma importante conquista para a Corporação.
O diretor da DEIP, coronel Marcio Celante Weolffel, foi procurado nesta sexta-feira (15/11) pelo site Blog do Elimar Côrtes para dar maiores detalhes sobre o Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública. Porém, disse que prefere se manifestar somente após a homologação da Sedu e a homologação no Diário Oficial.
Abaixo, a mensagem do comandante Barreto aos oficiais da PMES:
“Senhores Oficiais: Com grande satisfação e sentimento do dever cumprido, o Comando Geral e a DEIP informam que foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) o CFSD como Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública. Esse processo iniciou-se em abril/19 e após oito meses de muito trabalho e reuniões com o Comando Geral, a DEIP e o Conselho Estadual de Educação, obtivemos tão importante conquista para nossa instituição. O processo aprovado pelo CEE foi encaminhado à Sedu, restando apenas a homologação e publicação em DIO. Agradeço o empenho de todos pelo excelente trabalho realizado”.
Saiba Mais
De acordo com o Portal do Ministério da Educação, o tecnólogo em Segurança Pública é o profissional que atua nas áreas de política, gestão, planejamento e técnicas-operacionais no âmbito do sistema de segurança pública, fundamentado nos princípios da cidadania, dos direitos humanos e da cultura da paz, em relação às atividades de prevenção e enfrentamento das conflitualidades contemporâneas.
“O exercício profissional exige visão sistêmica, identificação das características, necessidades e desafios da sociedade contemporânea, formulação das políticas públicas voltadas para compreensão da vida nas cidades, nos bairros, nas comunidades e das relações entre as pessoas. Envolve o domínio de dispositivos administrativos, penais e processuais penais referentes às ações de segurança pública; conhecimentos que possibilitem a compreensão das teorias e abordagens sócio-psicológicas; técnicas, tecnologias e estratégias relacionadas às áreas de atuação; habilidades pessoais para lidar com a complexidade das situações, o risco e a incerteza. O curso deve enfatizar, considerando as diversas possibilidades de atuação profissional, uma ou mais atividades da área de segurança pública relacionadas a: segurança e ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa.