O Espírito Santo encerrou o mês de outubro batendo mais um recorde na série histórica no quesito redução de homicídios. Mais uma vez, o melhor resultado da série história. No acumulado do ano, em todas as cinco regiões do Estado houve está havendo queda. A maior delas foi verificada na Região Serrana. Na Região da Grande Vitória, no entanto, neste ano de 2019 já são 100 assassinatos a menos do que nos 10 primeiros meses de 2018.
De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a Grande Vitória já registra queda de 18,9%. De janeiro a outubro deste ano, foram 430 homicídios, contra 530 registrados no mesmo período do ano passado, quando o Programa Estado Presente em Defesa da Vida estava desativado pelo então governador Paulo Hartung e pelos seus secretários da Segurança, André Garcia e Nylton Rodrigues.
Ainda segundo a Sesp, o mês de outubro de 2019 apresentou o menor número de homicídios dolosos desde 1996 no Espírito Santo. Mantendo a tendência de redução nas mortes violentas neste ano, os registros mostram 87 assassinatos, representando sete casos a menos que em 2018 e seis abaixo do menor dado já registrado para outubro, que foi em 2016, com 93 homicídios.
Em relação ao acumulado de todo este ano no Estado, até o momento, foram registradas 791 mortes, uma redução de 16,4% comparada ao mesmo período de 2018, também representando a menor quantidade de assassinatos no Estado desde 1996.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, afirmou que a meta é sempre a preservação da vida e o trabalho do programa Estado Presente deve ser valorizado, mas ainda há muito trabalho a se fazer e qualquer morte violenta deve ser lamentada.
“Infelizmente não podemos controlar todas as sazonalidades de cada mês e evitar todos os crimes, mas o trabalho das forças policiais deve ser valorizado e nossa meta é fechar o ano, pela primeira vez, no Estado, com menos de 1 mil homicídios”, destacou Sá.
Na Região Norte do Estado, são 16 homicídios a menos que no ano passado, com 176 casos – uma queda de 8,3%. Na Região Noroeste, são três homicídios a menos, com 95 registros, uma redução de 3,1%. No Sul do Estado, a Sesp registrou queda de 24,4%. Neste ano, foram 59 assassinatos nos primeiros dez meses, contra 78 no mesmo período de 2018. A Região Serrana apresenta o maior índice de queda – 35,4%. Neste ano, são 31 homicídios; em 2018, foram 48.