A deputada federal Lauriete protocolou, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei n° 5.297/19, que determina que as mamografias realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sejam disponibilizadas também no período noturno.
“A maioria dos empregos formais ocorre durante o horário comercial, o que dificulta a realização dos exames para as mulheres, pois estes são realizados durante o mesmo período. Ampliar o acesso das mulheres às mamografias é necessário para aumentar a detecção precoce do câncer de mama”, relatou Lauriete, cujo projeto já está na Comissão de Direitos da Mulher, aguardando a indicação do relator.
Lauriete, mesmo consciente que a luta contra o câncer de mama e do colo uterino é ininterrupta o ano todo, encerra o mês com diversas ações de políticas públicas sociais em favor das mulheres, campanhas educativas em vídeos e nas ruas levando mensagens de prevenção.
“A luta continua, mas foi importante fortalecer a necessidade de um diagnóstico precoce, participando da campanha internacional para sensibilização da população para o crescente problema do câncer”, explicou Lauriete.