O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou no início da noite desta quarta-feira (30/10) ter autorizado a ampliação para 650 o número de vagas do atual concurso para o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar. O edital, lançado em 2018, previa apenas 250 vagas. No entanto, atendendo a uma reivindicação do sistema de segurança pública, por meio do deputado estadual Coronel Alexandre Quintino (PSL), Casagrande resolveu abrir mais 400 vagas.
Num vídeo feito para o Facebook, na página do Coronel Quintino, Renato Casagrande explica que, em 2020, serão convocados 200 candidatos que participaram do atual concurso; e os outros 200 serão chamados em 2021.
Casagrande também autorizou a ampliação no número de vagas do concurso do Curso de Formação de Oficiais da PM. O atual edital estabelece 30 vagas, mas o governador abriu mais 50 vagas. Da mesma forma, os aprovados serão chamados em duas etapas: 25 em 2020; e outros 25, no ano seguinte.
Para o Corpo de Bombeiros Militar, Casagrande autoriza também o abertura de mais 70 vagas para o Curso de Formação de Soldados. O edital de 2018 prevê 120 vagas e o curso passa para 190.
Para o Curso de Oficiais do Corpo de Bombeiros, o governador aumenta para 14 o número de vagas, sendo sete em 2010 e outros sete no ano seguinte. O atual concurso estabelece sete vagas.
O governador Renato Casagrande explicou em que breve espera anunciar também a ampliação de vagas nos concurso em andamento da Polícia Civil. “No tempo adequado essa questão da Polícia Civil será resolvida. Vamos discutir o assunto com a instituição”, pondera o governador.
O governador agradeceu o desempenho do deputado Coronel Alexandre Quintino na Assembleia Legislativa em prol da segurança pública do Espírito Santo e em outras demandas.
“Quintino sempre foi um lutador nessa questão do aumento do efetivo das polícias. Por isso, fiz questão de chama-lo para este momento do anúncio”, explicou Casagrande.
O chefe do Executivo Estadual informou também que vai aumentar o número de vagas para os futuros Cursos de Habilitação de Sargentos (CHSs). Com a nova Lei de Promoção de Praças, apenas 240 cabos podem ir para o CHS. Entretanto, Renato Casagrande informou que enviará uma lei para a Assembleia Legislativa analisar e aprovar o número de vagas, que ainda vai ser estabelecido.
O deputado Coronel Alexandre Quintino agradeceu o governador, ressaltando a sensibilidade de Renato Casagrande com as demandas da segurança pública:
“Agradeço em meu nome, em nome da Polícia Militar e em nome da sociedade capixaba. Ao aumentar o efetivo da corporação, o governador está sendo, mais uma vez, sensível com as causas da segurança”, afirmou Quintino.
O governador Casagrande ressaltou que esse é um grande passo rumo à recomposição do efetivo das duas corporações.
“Nós temos um esforço no controle de gastos, para que possamos estruturar áreas estratégicas, como a segurança pública. Também temos um concurso público em andamento da Polícia Civil, mas como está um pouco mais atrasado, ainda não tomamos a decisão. Mas certamente vamos ampliar também no futuro. Sabemos do papel fundamental de todas as instituições e colocamos todo o Governo no enfrentamento à criminalidade”, afirmou.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, fez questão de agradecer ao governador pelo aumento do número de vagas.
“Quero agradecer publicamente à sensibilidade do governador de entender o momento de escassez de recursos humanos e conceder esse aumento de vagas nos concursos, para que todos, engajados e sob a liderança dele, devolvamos a paz e a segurança ao povo capixaba”, ressaltou.
Desde que chegou ao Estado, ainda no ano passado a convite do recém eleito governador Renato Casagrande, Roberto Sá já vinha manifestando sua vontade de aumentar o número de vagas nos concursos em andamento.
Para ele, ao aumentar oi número de vagas, o Estado deixa de realizar gastos com a abertura de novos processos seletivos e aproveita candidatos que já estão ávidos a ingressar nas corporações policiais.
Comissão de Segurança elaborou Projeto Indicativo
O Gabinete do deputado estadual Capitão Assumção entrou em contato com o site Blog do Elimar Côrtes para informar que a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa produziu o Projeto de Indicação, em que solicitou ao governador Renato Casagrande a ampliação do número de vagas dos concursos para soldados e oficiais na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Assinam a Indicação, além do deputado Coronel Quintino, os demais parlamentares que compõem a Comissão de Segurança: Capitão Assumção, Danilo Bahiense, Euclério Sampaio, Lorenzo Pazolini, Enivaldo dos Anjos, Marcelo Santos, Emílio Mameri e Luciano Machado.
(Texto atualizado às 6h03 de 31/10/2019)