O delegado de Polícia Civil aposentado Dirceo Antônio Leme de Melo (PTB) foi afastado do cargo de prefeito do município de Bofete, município do interior de São Paulo, que fica a 195 quilômetros de distância da capital paulista. Dirceo, que trabalhou por mais de 20 anos na Polícia Civil do Espírito Santo, foi cassado pela Câmara Municipal de Vereadores. No dia 25 de setembro de 2019, a Justiça confirmou o afastamento . Ele estava em seu primeiro mandato.
Com o afastamento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Osvaldo Ângelo Alves (PSDB), assumiu a Prefeitura de Bofete. A decisão do afastamento do ex-prefeito Dirceo Leme pela Justiça foi publicada no Diário Oficial. O juiz entendeu que o processo de cassação contra o prefeito realizado em fevereiro de 2018 respeitou a lei e cassou a liminar que o mantinha no cargo.
Em outubro de 2017, a Câmara de Vereadores abriu uma Comissão Processante para investigar indícios de irregularidades da administração municipal. Em fevereiro de 2018, a Câmara de Bofete acolheu o relatório da comissão e aprovou a cassação do prefeito. Entre as suspeitas de irregularidades apuradas, estavam a contratação de serviços, aquisição de bens e emprego indevido de verbas públicas.
O processo de cassação foi suspenso e, para comemorar a decisão, uma carreata foi realizada na cidade. Durante o evento, o prefeito Dirceo Leme e alguns apoiadores dançaram o refrão do hit “Que Tiro Foi Esse?”, da cantora Jojo Todynho.
Em abril deste ano, o ex-prefeito chegou a ser afastado novamente por uma decisão tomada a pedido do Ministério Público. Na época, o presidente da Câmara de Vereadores, Osvaldo Ângelo Alves, também assumiu o cargo durante o período, já que o vice-prefeito eleito na chapa de Leme, Elias Antunes, havia renunciado ao cargo. No entanto, em dois dias, a Justiça concedeu liminar que permitiu que Leme reassumisse o cargo.
No último dia 25 de setembro de 2019, a Justiça entendeu que o processo de cassação contra o prefeito respeitou a lei e cassou a liminar que o mantinha no cargo. Ele ainda pode recorrer da decisão.
Dirceo Antônio Leme de Melo foi eleito no pleito municipal de outubro de 2016 com 3.297 votos. Bofete é um pequeno município paulista, com pouco mais de 11 mil habitantes. Antes de ser aprovado em concurso para o cargo de Delegado de Polícia Civil no Espírito Santo, Dirceo Leme já havia sido vereador e presidente da Câmara Municipal de Bofete. O sonho dele era retornar à cidade natal e se tornar prefeito. Dirceo Leme é da Turma de Delegados do concurso de 1992.
(Com informações também do Portal de Notícias G1)