Ao participar, na sexta-feira (13/09), do último dia da 111ª edição do Fórum Conjunto Consad/Conseplan, realizado pelos Conselhos Nacionais de secretários de Administração e de Planejamento, em Vitória, o governador Renato Casagrande (PSB) defendeu a união dos Estados em torno de uma política racional, destacando que o planejamento e os recursos humanos têm papel importante no desafio de valorização do serviço público.
A 111ª edição do Fórum Conjunto Consad/Conseplan aconteceu na quinta e sexta-feira e reuniu dirigentes e gestores dos Estados brasileiros e do Distrito Federal, para debaterem pautas ligadas à gestão pública e trocarem experiências exitosas de trabalho.
Entre os temas discutidos estavam Planejamento Estratégico de Longo Prazo, Escola Virtual de Governo, Desenvolvimento e Alinhamento de Parcerias, Gestão de Pessoas, Transformação Digital, Elaboração do PPA e Patrimônio Público.
Durante o evento também foram apresentados os resultados do Grupo de Trabalho de Transformação Digital, criado pelo Consad em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), além das propostas para o Grupo de Trabalho de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos.
O governador Renato Casagrande participou do último dia do evento. Em sua fala, ele destacou a importância das Secretarias de Gestão e de Planejamento para a modernização da máquina pública e valorização dos serviços prestados pelos estados.
“Precisamos pensar de forma inovadora e criativa. Nosso Estado está organizado e essa boa gestão fiscal deve ser utilizada em prol de políticas públicas eficientes. É necessário modernizar a administração e estamos seguindo esse modelo. Vivemos um momento que exige protagonismo dos Estados. Precisamos nos unir em uma racionalidade política e o planejamento e os recursos humanos têm papel importante no desafio de valorizar o serviço público”, afirmou Casagrande.
A vice-governadora Jaqueline Moraes discursou sobre a necessidade de pensar em serviços e ações focadas no cidadão:
“Temos que garantir que as políticas públicas cheguem na ponta, para quem precisa, e isso é nossa inovação. Ao invés de pensarmos como as pessoas podem chegar ao poder público, devemos pensar como nós podemos fazer para chegar nessas pessoas”, enfatizou.
Para a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos e anfitriã do evento, Lenise Loureiro, o encontro foi oportunidade de estreitar laços, compartilhar conhecimentos e buscar soluções conjuntas para os desafios dos governos:
“Os dias de trabalhos foram muito produtivos. Além de conhecer as iniciativas que estão sendo realizadas por outros estados, apresentamos os projetos e ações que temos desenvolvido no Espírito Santo e que podem servir de referência para os demais entes da Federação”, disse.