O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, Roberto Sá, viaja nesta segunda-feira (02/09) para Santiago, no Chile, para participar de uma série de palestras, cujo tema é Gestão de Pessoas no Setor Público. O evento começou no domingo e vai até o dia 8 deste mês. O objetivo é realizar um intercâmbio de informações com os países vizinhos da América do Sul e conhecer o sistema de segurança do Chile.
A viagem, que será totalmente sem custos, foi uma premiação após Roberto Sá ter sido o vencedor do prêmio Impacto Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), promovido pelo CLP (Liderança Pública). O trabalho inscrito por Roberto Sá e que ganhou o primeiro lugar foi a criação da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), no Rio de Janeiro, quando ele era o secretário da Segurança Pública do Estado do Rio.
No período em que o secretário estiver no compromisso no exterior, o subsecretário de Estado de Integração Institucional, Guilherme Pacífico, será o substituto nomeado. O mesmo projeto do Rio em que Sá foi premiado já foi replicado no Espírito Santo, com a criação da Desarme para a Polícia Civil do Estado, no mês de agosto.
O Chile é um País considerado exemplo mundial de gestão pública e segurança e o objetivo do seminário é passar as boas práticas que foram adotadas no local, que até alguns anos atrás convivia com os mesmos problemas sociais do Brasil.