O Ministério da Justiça e Segurança Pública realiza, nesta terça-feira (20/08), a entrega das primeiras ferramentas do projeto Big Data e Inteligência Artificial aos cinco Estados que participarão do Em Frente Brasil, projeto piloto de enfrentamento à criminalidade violenta.
O projeto será lançado pelo governo federal nos próximos dias. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social dl Espírito Santo, Roberto Sá, já está em Brasília para receber a entrega do projeto.
Além do Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná e Pernambuco, Ceará também receberá a ferramenta, já que ela foi desenvolvida, a pedido do Ministério da Justiça e Segurança Pública, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com base em uma prática de sucesso adotada pelo Estado.
A entrega será feita pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, às 14 horas, durante o Seminário de Boas Práticas em Tecnologia da Informação Voltadas à Segurança Pública. O evento contará com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo e secretários estaduais.
O Ministério da Justiça Segurança Pública está investindo no uso da tecnologia para facilitar a integração e análise de grandes volumes de dados e modernizar o combate à criminalidade.
As ferramentas visam aperfeiçoar o trabalho dos agentes de segurança pública, permitindo o monitoramento para rápida intervenção, acompanhamento de ocorrências criminais, mapeamento de locais e horários com mais ocorrências, além de aperfeiçoar pesquisas a dados de ocorrências.