Com o objetivo de apresentar toda a potencialidade da economia capixaba a empresários paulistas, principalmente nas áreas de infraestrutura, inovação e investimentos, o governador Renato Casagrande (PSB) realiza uma série de reuniões em São Paulo.
Nesta terça-feira (23/07), o governador fez uma apresentação na Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), onde abordou, em especial, o recém-lançado Programa de Concessões e Parcerias do Estado do Espírito Santo (portal Parcerias ES).
A Abdib é uma organização que agrega uma ampla gama de empresas públicas e privadas que participam de todas as fases dos negócios (estruturação, investimento e operação) nos setores de infraestrutura e indústrias de base. Em seguida, a comitiva se encontrou com empresários na sede da Ernst Young e com o Fundo de Investimento Internacional.
Casagrande destacou as potencialidades do Espírito Santo, a solidez da gestão fiscal e apresentou a carta de investimentos/projetos do Estado.
“Vivemos um momento de instabilidade política e econômica no Brasil, mas um momento de muita oportunidade. Temos uma gestão fiscal nota ‘A’ no Espírito Santo desde 2012, ainda em meu primeiro mandato. Queremos alinhar essa gestão fiscal com audácia e muitos investimentos. Queremos ser um Estado competitivo”, afirmou.
O governador ressaltou ainda o grande potencial do Espírito Santo na área logística.
“Estamos em um local estratégico e podemos ser a porta do Brasil para o mundo e do mundo para o Brasil. Temos vocação portuária e com melhorias no setor de infraestrutura podemos competir em igualdade com o País. Podemos não ser o maior Estado da Federação, mas queremos ser o melhor e mais competitivo”, apontou Casagrande, que citou os investimentos que vêm sendo feitos no Estado.
Segundo ele, a carteira de investimentos próprios é adequada ao tamanho do Estado.
“São R$ 7 bilhões em recursos próprios para investimento nos próximos três anos. Lançamos recentemente a plataforma de Parcerias. Temos grandes iniciativas que podem contar com a colaboração do setor privado, que pode apresentar soluções. O programa é uma via de mão dupla e esperamos propostas interessantes”, comentou.
Integram a comitiva capixaba o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Maurício Cézar Duque, e o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti. Os encontros seguem nesta quarta-feira (24).
O diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque, afirmou que a aproximação dos órgãos da administração pública capixaba com a iniciativa privada possibilita entender as demandas dos atores das atividades produtivas.
“Buscamos soluções de atuação conjunta entre o poder público e o setor privado. Lançamos recentemente o portal Parcerias ES, com uma carteira de ofertas e de debate com o setor produtivo local, nacional e internacional. O programa dará ainda mais transparência e celeridade, de forma especial, às fases de chamamento público, análise e contratação das empresas, projeto, construção, financiamento, operação e manutenção do objeto da Concessão ou Parceria”, enfatizou.
O secretário Rogelio Pegoretti acrescentou que o Programa de Parcerias deve gerar soluções para desafios enfrentados em diversos setores do Estado, como no de segurança pública, mobilidade urbana e de infraestrutura.
“Com o Programa vamos também criar oportunidades de emprego e de geração de renda. A iniciativa privada trará suas experiências em flexibilidade e dinamismo para a entrega de serviços públicos de qualidade”, disse.
A agenda da comitiva capixaba em São Paulo nesta quarta-feira (24/07) inclui uma visita à Inovabra, que é o ecossistema de inovação do Bradesco, às 10h, e uma reunião com a XP Investimentos, às 15 horas.
Programa de Concessões e Parcerias do Estado do Espírito Santo
Para aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados e construir obras que trazem inúmeros benefícios à população capixaba, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual da Fazenda e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), instituiu o Programa de Concessões e Parcerias.
No site (www.parcerias.es.gov.br), empresas poderão acompanhar as sondagens de mercado, um espaço voltado para os operadores, investidores, financiadores e outros interessados qualificados na construção de projetos de concessões e parcerias público-privadas.
O programa tem dado ainda mais transparência e celeridade, de forma especial, às fases de chamamento público, análise e contratação das empresas, projeto, construção, financiamento, operação e manutenção do objeto da Concessão ou Parceria.
A atual carteira de projetos do Estado conta com propostas de implementação de parcerias com o setor privado nas áreas de Segurança Pública, Turismo, Desenvolvimento Regional, Saneamento e Segurança Ambiental. Os projetos estão dimensionados geograficamente em todos os municípios que compõem o Estado do Espírito Santo.